5 de outubro de 2016

ESTUDO COMTEMPLA MAIS 25 QUILÓMETROS DE CICLOVIAS
Castelo Branco ganha pedalada

Castelo Branco pode, dentro de algum tempo, vir a ter mais 25 quilómetros de ciclovias, que se juntarão aos trajetos atualmente existentes, que têm uma extensão de 4.270 metros. A novidade foi avançada na Assembleia Municipal realizada sexta-feira, com a apresentação do estudo do planeamento da rede de ciclovias.
Estudo que tem como objetivo, como foi adiantado pela Optimyzer, “criar condições apelativas para a mobilidade pedonal e ciclável na cidade, tirando partido da to- pografia favorável e da curta distância das deslocações quotidianas, privilegiando acessibilidade às escolas, aos equipamentos educativos e aos espaços centrais e de oferta cultural”.
Para isso o estudo aponta para a construção e reabilitação de redes pedonais e cicláveis, a introdução de um sistema de bicicletas partilhadas, a introdução do estacionamento de bicicletas e o desenvolvimento de campanhas que incentivem o uso de modos suaves.
Na apresentação do estudo foram enumeradas diversas vantagens relacionadas com o uso de bicicletas, a começar pela vertente social, com a democratização da mobilidade, o ganho de tempo considerável e os custos monetários acessíveis.
Já numa faceta ecológica são apontadas menos emissões poluentes, menos ruídos e melhor ambiente urbano, ao que se junta a diminuição da dependência energética e a poupança de recursos não renováveis.
A saúde também não é esquecida, uma vez que é salientado que “o exercício físico é, sem dúvida, um instrumento importante para a nossa saúde”.
A tudo isto há ainda a somar a qualidade de vida urbana, uma vez que “o uso da bicicleta traduz-se numa economia de espaço, ao contrário do automóvel; a bicicleta pode levar a uma redução direta dos congestionamentos de circulação; e é um meio de transporte que promove a mobilidade sustentável”.
A rede de ciclovias proposta pelo estudo aponta para a criação de percursos com continuidade, numa estrutura densificada e a interligação com a rede de transportes, sendo que com a implementação da rede se pretende promover a saúde da população e diminuir a poluição ambiental. A par disto é indicado que a rede se deve ligar aos principais equipamentos desportivos, culturais e de lazer do Concelho, potenciar as ligações com o património e os espaços verdes da cidade e também potenciar as ligações à rede escolar da cidade.
No estudo é salientado que as ciclovias atual existentes, com uma extensão de 4.270 metros, contemplando as ciclovias do Parque Urbano, da Avenida de Portugal e da Avenida Professor Egas Moniz, apresentam como principais problemas o facto de serem desconexas entre si, serem vocacionadas mais para o lazer, não ligarem os principais pólos de interesse e apresentarem alguns problemas de manutenção e sinalização.

07/10/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video