NO FIM DE SEMANA
Proença-a-Velha recebe sopas e acordeonistas
Proença-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, acolhe, sábado e domingo, o XV Festival das Sopas Tradicionais, Acordeonistas e Tocadores de Concertina, organizado pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Proença-a-Velha.
A iniciativa, que contará com mais de 110 sopas a concurso, tem início sábado, às 10h30, com a abertura do certame, altura em que há animação para os mais novos, com o Caldeirão Mágico, com a Associação Marafona Encantada e outras atividades.
A partir das 15 horas realiza-se o XV Encontro de Acordeonistas e Tocadores de Concertinas que conta com a participação do Grupo de Concertinas de Figfueiró, Grupo de Concertinas Famalicão da Serra, Grupo de Concertinas Amigos da Lapa, Grupo de Concertinas Muxagatenses de Fornos, Grupo de Concertinas Terra do Magriço, Grupo de Concertinas da Sequeira, Grupo de Concertinas Casa do Povo de Pinhel, Grupo de Concertinas Vale do Távora, Grupo de Concertinas Alegres das Concertinas, Grupo de Concertinas de Castelo Branco e grupo de alunos de concertina da Carapalha.
Domingo, o certame abre às 10 horas, havendo animação com o Caldeirão Mágico da Associação Marafona Encantada e uma arruada com Os Chibatas.
Às 13 horas começa a prova das sopas a concurso e há animação com o grupo CordoFoles.
A animação musical continua a partir das 14h30, com o Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel de Acha; Rancho Folclórico de Vilar de São Miguel do Mato, de Vouzela, Rancho Folclórico de Palhais e Benvende, de Trancoso e o Grupo de Recolhas Tradicionais.
Às 17 horas começa o live cooking Sopas e Sabores da primavera, com o chef Mário Ramos, da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN)
Os Modas e Adufes, Grupo Etnográfico de Proença-a-Velha atua a partir das 17h30 e às 19 horas sobe ao palco Augusto Canário e Amigos.