Espaço Eugénio de Andrade é inaugurado dia 28
O Espaço Eugénio de Andrade é inaugurado na próxima segunda-feira, 28 de julho. A criação do Espaço Eugénio de Andrade prolonga, de algum modo, a comemoração do centenário de Eugénio de Andrade, que Paulo Samuel organizou em 2023, na Biblioteca Municipal António Salvado e na Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, e também procura corresponder à passagem dos 20 anos sobre a morte de José Fontinhas (Eugénio de Andrade), em 2005.O programa começa às 17 horas, no auditório da Biblioteca Municipal António Salvado, com a projeção de Eugénio de Andrade, em Castelo Branco, um filme inédito do recital dado pelo poeta na Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco, que será comentado pelo realizador António Lourenço Marques.
Às 18 horas, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, inaugura o Espaço Eugénio de Andrade, seguindo-se a apresentação do livro Tributo memorial. Breve evocação de Eugénio de Andrade, da autoria de Paulo Samuel.
À noite, o programa continua a partir das 21 horas, na Livraria Caixotim, na Rua do Pina, com a leitura de poemas Erotika, de Eugénio de Andrade e António Salvado, pela atriz Maria da Luz Lopes e a bloguer Ana Leal Oliveira.