JOAQUIM MARTINS
Dias Templários – Castelo Branco realiza
Dias Templários – Castelo Branco realiza, a partir de amanhã a sexta edição dos Dias Templários. É o resultado de uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, Câmara Municipal, Junta de Freguesia e a Outrém – Associação de Defesa do Ambiente e Património, visando, através da recriação de um ambiente de feira medieval reanimar uma zona nobre da cidade, estimular o comércio e o turismo e despertar a curiosidade pelo Património e a História da cidade.
O programa anunciado tem apontamentos cheios de interesse que poderão atrair visitantes e movimentar a cidade e os bairros. Acredito que sim, embora me pareça que não há novidades significativas em relação aos anos anteriores. Urgia mais criatividade já que há experiências de feiras medievais muito mais conseguidas, na Zona Centro (por exemplo em Sortelha e Penela) e o espaço do Castelo e da Zona Histórica permitir outro tipo de realizações.
Julgo que seria aconselhável haver o envolvimento da Comenda Templária de Castelo Branco, de modo a ser possível uma componente cultural paralela, centrada na história medieval de Castelo Branco e nomeadamente na presença templária na região. Estando instituídas mais duas comendas, em concelhos limítrofes, a de Idanha e a de Castelo Novo, seria certamente possível mobilizá-las para um programa atrativo e capaz de atrair estudiosos nacionais e estrangeiros.
De qualquer modo, esta semana é tempo de subir ao Castelo e olhar a cidade. E de observá-la à luz do dia e à luz do luar. E de descobrir as mudanças que nela se vão operando. E de sonhar e propor; E de conviver…
A cidade só tem a ganhar se os seus cidadãos se sentirem sujeitos ativos das mudanças e aprenderem a vivificar os espaços e a usufruir o espaço comum.