31 de maio de 2017

NA FREGUESIA DE BENFICA, EM LISBOA
Inaugurado Jardim da Cortiçada com oliveiras de Proença-a-Nova

A Freguesia de Benfica, em Lisboa, conta, desde o dia 26 de maio, com um novo espaço verde na rua Professor Jorge Silva Horta. Trata-se do Jardim da Cortiçada, que eterniza uma das primeiras designações da vila de Proença-a-Nova e onde se destacam as várias oliveiras oferecidas pela Câmara de Proença-a-Nova, no âmbito do protocolo de colaboração recentemente assinado com a Junta de Freguesia de Benfica.
Na inauguração do Jardim, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, destacou precisamente a importância de um concelho de matriz rural e de uma freguesia essencialmente urbana dinamizarem ações que beneficiem as partes envolvidas, afirmando que “nós só conseguiremos avançar como um todo, enquanto país, se houver esta solidariedade e a audácia da parte Litoral, das grandes cidades e de freguesias como Benfica de darem a mão aos municípios do Interior”.
No âmbito do protocolo, o Concelho de Proença-a-Nova irá acolher uma colónia de férias de crianças e jovens da Freguesia de Benfica. Estando as inscrições a decorrer apenas há uma semana, já existem 60 inscritos, sinal de que “estas sinergias e intercâmbios fazem todo o sentido entre regiões com características tão distintas como Proença-a-Nova e Benfica”, realçou João Lobo.
Também a presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond, destacou a parceria entre um município do Interior e uma freguesia urbana de Lisboa, no caso Benfica, que tem quase 40 mil habitantes. A inauguração foi testemunhada por professores e alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova que, para além do Jardim da Cortiçada, visitaram ainda o Palácio Baldaia, onde está patente a exposição Benfica Footsteps, e assistiram a uma atuação do grupo da Unisben (Universidade Intergeracional de Benfica).
Da parte da manhã, a comitiva da USPN fez uma visita guiada à Colina de Santana, à biblioteca pública mais antiga de Lisboa, que é a Biblioteca de Santana São Lázaro, havendo um encontro de alunos com a Academia Sénior de Arroios, no mercado de culturas no Forno do Tijolo, que contou com a atuação da Tuna da Academia.
João Lobo considera que “estas visitas são importantes momentos na vida da nossa Universidade Sénior, ao complementarem o conhecimento transmitido nas aulas e ao enriquecerem os participantes e é também por isso que o Município faz este esforço”.


31/05/2017
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video