8 de novembro de 2017

XI FEIRA DA TIGELADA E DO MEL SUPERA TODAS AS EXPETATIVAS
Câmara vai certificar a tigelada

Na XI Feira da Tigelada e do Mel, que decorreu dia 28 e 29 de outubro, no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, forma vendidas mais de 1.800 tigeladas, superando todas as expetativas.
A Feira da Tigelada e do Mel afirma-se a cada ano como um evento de destaque no calendário anual de eventos da Câmara de Proença-a-Nova e este ano contou com a divulgação acrescida do programa de televisão da TVI Somos Portugal, que transmitiu em direto a festa, no dia 29.
Para o presidente da Câmara, João Lobo, o sucesso deste evento deve-se às associações do Concelho, que são as responsáveis pela confeção das tigeladas. Nesta feira participaram 26 associações, que esgotaram o stock do doce embaixador do Concelho, tendo mais uma vez a procura superado a oferta. Recorde-se que na edição anterior foram vendidas 1.500 tigeladas, este ano o município disponibilizou 1.600 caçoulos e tendo em conta a forte procura, algumas associações recorreram a caçoulos próprios.
Dado o sucesso cada vez maior desta iguaria gastronómica, “iniciou-se o processo visando a certificação da tigelada e desenvolvendo assim a condição de criar riqueza com este produto”, revela João Lobo.
Além da potenciação da tigelada como produto gastronómico de excelência, a Câmara também quer apostar na produção de leite de cabra e no pastoreio, como forma de prevenção de incêndios florestais, e, nesse sentido, foi criada a cooperativa Capripinhal, que se dedica à recolha de leite nos concelhos da região. A Capripinhal ofereceu 385 litros de leite para a produção das tigeladas e a empresa avícola Rica Granja associou-se mais uma vez ao evento oferecendo 1.502 dúzias de ovos.
Os segredos da tigelada foram revelados por Maria da Luz, representando um dos pontos altos do certame e onde o público teve a oportunidade de elaborar a sua própria tigelada e de a provar depois de sair do forno de lenha. Um atelier inserido no projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.
Os pequenos negócios locais do mel ou do artesanato, bem como as pequenas empresas também tiveram um lugar cativo na Feira. O certame realizou-se dias 28 e 29 de outubro e encheu o Parque Urbano com um ambiente de festa, decorrendo paralelamente o programa de animação de rua a cargo dos Kopinxas, Baby Boom e Paprika Gourmet.
A Feira da Tigelada e do Mel realizava-se habitualmente no último fim de semana de julho, na Rua da Santa Cruz. Este ano foi adiada para o mês de outubro, devido aos incêndios florestais que assolaram o Concelho naquela data. O local também foi alterado para receber o programa da TVI Somos Portugal.
Com o sucesso desta edição, a Câmara decidiu alterar a data deste evento, passando a realizar-se no fim de semana mais próximo do feriado do Dia de Todos os Santos, sendo esta uma mudança que mereceu a aprovação da generalidade das associações. Assim, no próximo ano, a XII Feira da Tigelada e do Mel realizar-se-á a 3 e 4 de novembro.

08/11/2017
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video