COM NELSON MINGACHO
Eanes e 25 de Abril recordados na Lousa
A Alma Azul, com o apoio da Associação Cultural – Lousarte e da União de Freguesias de Escalos de Cima e Lousa, dinamiza, domingo, dia 25, a partir das 16 horas, no Museu Etnográfico da Lousa, uma conversa sobre a biografia do general Ramalho Eanes, que em 1976, quando decidiu candidatar-se à presidência da República Portuguesa, escolheu a Lousa como um dos lugares emblemáticos para iniciar a sua campanha eleitoral que o levou ao Palácio de Belém.
Na biografia, da autoria de Nelson Mingacho, pode ler-se que “A campanha eleitoral começa em Alcains, perante centenas de conterrâneos seus… Nesse dia segue ainda para a aldeia da Lousa, onde o espera Vasco Lourenço, depois Idanha-a-Nova e termina em Castelo Branco com um comício que reúne uma multidão”. escreve o jornalista Nelson Mingacho, sobre essa primeira jornada da campanha eleitoral de Ramalho Eanes.
Nelson Mingacho é o convidado especial da sessão que abordará acontecimentos importantes da Revolução de abril de 1974, e dos anos que se seguiram; em que dois homens do Concelho de Castelo Branco, um de Alcains, Ramalho Eanes; e o outro da Lousa, Vasco Lourenço, tiveram um papel decisivo na história contemporânea portuguesa, e que o jornalista descreve no seu livro António Ramalho Eanes, editado na coleção Em Nome da Beira – Biografias.
Nelson Mingacho nasceu em Castelo Branco, em 1972. É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa, e tem-se dedicado ao jornalismo e à formação. Iniciou a sua carreira no jornal Gazeta do Interior, em 1997; e de 1999 a 2013 trabalhou na Reconquista; semanários do Distrito de Castelo Branco, onde também foi correspondente do jornal diário Público.