Envelhecimento ativo e associativismo em debate
A Casa de Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, acolheu, dia 11 de maio, um seminário sobre envelhecimento ativo e associativismo. Esta foi uma iniciativa no âmbito do projeto de estágio de Ana Rita Nunes, que é aluna do 3º ano da licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco e estagiária do Gabinete de Ação Social da Câmara de Vila Velha de Ródão.
Durante a manhã realizaram-se três painéis
O primeiro foi dedicado aos desafios do envelhecimento ativo e contou com a participação de Maria João Moreira e Clotilde Agostinho, ambas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e Patrícia Cesário, da Santa Casa de Misericórdia de Vila Velha de Ródão.
O segundo painel teve como tema base os benefícios de um envelhecimento ativo e contou com a participação de Dolores Alveirinho, do IPCB, e de Maria Joaquina Madeira, que é a coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações).
Já o terceiro painel subordinado ao tema Vamos conversar sobre associativismo, contou com a participação de Marco Domingues, do IPCB, e foi orientado por Ana Rita Nunes, que apresentou os resultados do estudo realizado no Concelho de Vila Velha de Ródão, sobre envelhecimento ativo na ótica do associativismo.