21 de novembro de 2018

Váatão participa no filme Carga

O filme Carga, que é o trabalho mais recente do realizador português Bruno Gascon, teve a sua antestreia dia 29 de outubro, no Cinema S. Jorge, em Lisboa, onde esteve presente uma equipa do Váatão – Teatro de Castelo Branco, convidada para o efeito, e que participou nesta produção nacional com um grupo de atores.
Agora, Carga é exibido dia 26 de novembro, às 18 horas e às 21h30, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.
O Vátão recorda que “tudo começou em 2017 quando o Váatão foi contactado produtora Caracol, com o intuito de convidar o grupo de teatro Albicastrense a associar-se a esta iniciativa. Logo na altura o Váatão não hesitou, tratando-se da rodagem de um filme cujo tema era o tráfico de seres humanos, com enfoque na exploração sexual, ainda por cima, rodado no nosso distrito. Fazendo jus ao Estatuto de Utilidade Pública que muito orgulhosamente é reconhecido ao grupo, o Váatão cedeu graciosamente um conjunto de atrizes e atores dispostos a fazer parte deste projeto. O Colégio de S. Fiel, no Louriçal do Campo, a Serra da Estrela e Belmonte, foram alguns dos locais escolhidos para a rodagem deste filme, que conseguiu atrair atores de renome como Michalina Olszanska, Vitor Norte, Rita Blanco, Dmitry Bogomolov, Miguel Borges, Sara Sampaio, Ana Cristina Oliveira e Duarte Grilo, enquanto protagonistas. Pelo Váatão, participaram no filme Ariana Pedro, Fernando Paussão, João Artur Santos, João Pedro Lopes, Margarida Calaveiras, Mariline Santos e Tânia Bento”.
A estreia nacional de Carga aconteceu quinta-feira, 8 de novembro.
De referir, também que a sua adaptação para livro, com o mesmo nome, da autoria e adaptação de Vasco Cortese (pseudónimo), foi lançada, pela Oficina do Livro, dia 23 de outubro, através do qual se apresenta uma outra dimensão da história dramática que o filme nos conta, “explorando as várias personagens de novas perspetivas, contextualizando as origens do crime organizado na ex-URSS e mostrando com frieza os dois lados em confronto na tragédia do tráfico humano”.
Maria da Luz Lopes, presidente da direção do Váatão, encenadora e diretora artística do grupo, refere que “para o Váatão é um enorme orgulho ter sido convidado a participar nesta aventura de Carga, que vem coroar o esforço e a afirmação do grupo no panorama cultural e artístico Albicastrense e que tem agora visibilidade acrescida com a sua fantástica e bem conseguida incursão neste projeto de âmbito nacional e internacional, que deve também encher de orgulho todos os Albicastrenses”.

21/11/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video