20 de fevereiro de 2019

NO PRÓXIMO SÁBADO EM SÃO PEDRO DO ESTEVAL
Lenda de São Pedro da Cadeira é recriada

A Câmara de Proença-a-Nova recria a Lenda de São Pedro da Cadeira, no próximo sábado, 23 de fevereiro, em São Pedro do Esteval. Trata-se de uma iniciativa integrada no projeto Beira Baixa Cultural que tem como objetivo dar a conhecer o património material e imaterial existente no Concelho.
Reza a lenda que a imagem de S. Pedro apareceu atrás de umas pedras num vale que passou a chamar-se Vale de São Pedro. Por ocasião de uma praga de insetos, os Proencenses apelaram a S. Pedro que os livrasse deste flagelo e movidos por uma fé tal que o dia da festa de São Pedro Cadeira era considerado dia santo. No âmbito das Rotas das Visitas Guiadas e Encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, o Grupo de Teatro Váatão faz a encenação histórica desta lenda, com início marcado para as 18 horas junto à sede da Associação dos Caçadores de S. Pedro do Esteval de onde parte o cortejo. A representação, com entrada livre, decorre no Largo da Igreja, que tem como orago São Pedro, sentado numa cadeira. A partir das 21 horas realiza-se uma noite de fados na sede da Associação de Caçadores de S. Pedro do Esteval, com o grupo Capas, Copos e Guitarradas. A entrada custa cinco euros e inclui enchidos e caldo verde.
A Recriação da Lenda de São Pedro da Cadeira é a primeira iniciativa do segundo ano do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), na qual está integrada Proença-a-Nova.
No âmbito das Rotas das Visitas Guiadas e Encenadas estão previstas mais recriações históricas. Assim, a 3 de maio haverá a recriação da Lenda do Santo Lenho e a história de Pedro da Fonseca; a 13 de setembro realizar-se-á um passeio pedestre noturno baseado nas histórias e contos populares de bruxas e lobisomens; a 29 de setembro será recriada mais uma batalha da defesa da pátria contra os invasores e a 30 de novembro será retratado o ritual da apanha da azeitona.
Ainda inserido neste projeto está agendada uma palestra sobre os Astros na Pré-História, a 15 de junho, e a 3 de agosto o garimpo no Rio Ocreza com visita às Conheiras que remontam ao tempo dos Romanos.

20/02/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video