DIAS 21 E 22 DE MAIO
Fórum Turismo Interno traz Marcelo à cidade
Castelo Branco acolhe, dias 21 e 22 de maio, a sexta edição do Fórum Turismo Interno Vê Portugal, que é organizado todos os anos pelo Turismo Centro de Portugal e junta especialistas de várias áreas, para uma discussão sobre o presente e o futuro do turismo interno.
Castelo Branco sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria e Guarda, as capitais de distrito que acolheram as edições anteriores.
O Fórum, que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de encerramento, dia 22 de maio, foi apresentado esta terça-feira, 19 de março, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) e contou com a participação do presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado; do presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia; e do vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Luís Pinto de Andrade.
Pedro Machado destacou a importância do Fórum, que “coloca o foco na importância do mercado turístico nacional. É um mercado que está cá o ano inteiro, o que permite combater a sazonalidade e a litoralidade da atividade turística, contribuindo assim para esbater os problemas estruturais do País”, que este evento “é um momento importante para divulgar a região Centro de Portugal e Castelo Branco, em particular”.
Luís Pinto de Andrade sublinhou a componente formativa do Politécnico de Castelo Branco, que “permite ajudar a fixar recursos humanos diversificados na Região, no inverno demográfico que vivemos”.
Luís Correia, por sua vez, salientou o peso crescente do turismo na economia regional, ao afirmar que “em Castelo Branco definimos um caminho. Identificámos três produtos turísticos diferenciadores, que estamos a promover, que são a natureza, a cultura e a gastronomia. A realização deste fórum insere-se na estratégia de promoção de Castelo Branco”.
Ao longo dos dois dias do Fórum Vê Portugal, que decorrerá no Cine-Teatro Avenida, sete painéis preenchidos com especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo interno. Turismo Cinematográfico – o Cinema ao Serviço do Turismo, Turismo 4.0 - Portugal, Hub de Inovação Digital, PROVEREs – Estratégias de Valorização e Promoção, ADN de Projetos Vencedores - Diferenciar para Ganhar, Turismo no Interior do País - Ativos Diferenciadores, Turismo na Orla Costeira - Ativos Diferenciadores e Promoção Turística Nacional - que Modelo? são os temas aliciantes que serão lançados ao debate.
O Fórum, tal como em edições anteriores, contará com o jantar de gala Vê Portugal, que será um dos momentos altos do programa, uma vez que, nele, o Turismo Centro de Portugal, homenageará personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional.
No jantar de gala também serão entregues os prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que têm como objetivo apoiar projetos inovadores no setor do turismo com implementação na região, assim como os prémios de Teses Académicas que incidam sobre o Centro de Portugal.