21 de dezembro de 2016

DA AUTORIA DE ARNEL AFONSO
175 anos de história do Distrito em livro

O livro 175 anos do Distrito de Castelo Branco (1835-2010) Uma cronologia administrativa, da autoria de António Arnel Afonso foi apresentado segunda-feira, no Auditório Comenius dos Serviços Centrais e da Presidência do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Na apresentação da obra editada pelo Politécnico, o presidente da instituição de Ensino Superior, Carlos Maia, realçou que este é um livro que aborda “o que foi o nosso distrito neste período, entre 1835 e 2010, tratando-se de uma análise administrativa e política”, acrescentando que “a administrativa continua a sofrer algumas alterações”.
Carlos Maia destacou também que “é muito importante estas obras ficarem para a memória futura” e deixou a garantia que “o Politécnico está sempre disponível para promover a edição de obras que tenham interesse para a nossa região”.
A apresentação do livro foi da responsabilidade de Pires Nunes, que o classificou como “uma preciosa ferramenta posta à disposição dos investigadores e de todos quantos queiram conhecer a sua terra”, sendo “escrito em linguagem simples e acessível”, não deixando de considerar também que “a sua publicação foi quase um ato de cidadania”.
Pires Nunes destacou igualmente “o difícil e metódico trabalho de Arnel Afonso, ao alcance de poucos”, recordando que para concretizar a obra o autor, no arquivo do Governo Civil, passou, página a página, os cerca de 200 volumes sobre esta matéria”. Por isso reitera “o elogio ao trabalho do investigador”, relembrando que sofreu um revés, pois “já com o trabalho feito e em condições de ser publicado, os governos civis foram extintos”, pelo que “o Politécnico, ao publicá-lo, tornou realidade o sonho de uma vida”.
Destacou ainda que “a obra reflete a personalidade do seu autor, pela minúcia, pelo rigor. É de uma fiabilidade absoluta e este livro é uma fonte de ensinamentos”.
Arnel Afonso explicou como surgiu o livro, ao afirmar que “estando muito longe de concretizar a biografia de todos os governadores civis, resolvi fazer um livro para assinalar a efeméride, uma vez que em 2010 se cumpriam 175 anos da criação do Distrito de Castelo Branco”.
Ganhou assim corpo um “livro auxiliar para quem queira fazer a monografia de uma determinada localidade, por exemplo”, com a esperança que a obra “venha a ter alguma utiliddae”.
AT

21/12/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video