24 de abril de 2019

João Belém
APERTO DE MÃOS

“Não se pode trocar um aperto de mão com o punho fechado”
Indira Gandhi

O aperto de mão é uma linguagem não verbal conhecida em todo mundo, mas praticada de formas diferentes. Existem diversos tipos de aperto de mão, desde os mais tímidos até aos mais intimidadores. Assim como um sorriso ou um abraço, o aperto de mão é um tipo de comunicação corporal que tem muito a dizer sobre a personalidade e o estado emocional de uma pessoa.
Em primeiro lugar, a antropologia e a história explicam que o passou-bem, o aperto de mãos, junta as mãos vazias, sem armas, sem tensões agressivas para com o outro, ligando as pessoas
Quando alguém quer mostrar boas intenções abre as mãos e vira as palmas das mãos para cima. Desde há milhares de anos que esse gesto significa nada a esconder, genuinidade e boas intenções.
Mas mãos vazias bem à vista, terão sido utilizadas como uma armadilha para atrair os outros e apanhá-los desprevenidos. As mãos à mostra estavam vazias, mas na manga estava uma arma que num instante seria utilizada e toda a situação mudava.
Daí a expressão “nada na manga”, que evidentemente sugere poder haver alguma coisa na manga…
Por isso o aperto de mão original apertava não a mão, mas o antebraço, para confirmar que nada estava escondido na manga
Milhares de anos passados e o aperto do antebraço foi deslizando para as mãos, chegando ao passou-bem de hoje, ao aperto de mãos.
Mas sendo o aperto de mão é um tipo de comunicação corporal que pode dizer muito sobre a personalidade do indivíduo será interessante analisar os seis tipos de aperto de mão classificados pela famosa revista Forbes:
O frouxo
Um aperto de mão fraco é sinal de insegurança e baixa autoestima, e frequentemente vem acompanhado por um olhar de baixo para cima.
O esmagador de ossos
Usar força excessiva no aperto de mão pode fazer com que as pessoas imediatamente pensem que você está tentando controlar a situação.
O toque
Se por um lado se tornou moda dar um aperto de mão legal — como o clássico toque de punhos fechados —, isso pode mostrar imaturidade e falta de consciência. Convém guardar esse cumprimento para amigos e familiares.
O apressado
Um aperto de mão apressado não é rude, mas dá a sensação de desconsideração e de falta de tempo para essa pessoa
O atrasado
Você deu um aperto de mão simples, mas esqueceu de soltá-lo. Prolongar o aperto de mão passa a mensagem de desespero, fique atento!
O desvio de olhar
Um bom aperto de mão não termina no contacto das mãos. Assegure-se que de fazer contato visual e sorrir. Se você não fizer isso, revelará insegurança, timidez e desconfiança.
Assim concluindo penso que o aperto de mão ideal para passar uma boa impressão, consiste, basicamente, em estender o braço a uma distância razoável do corpo e apertar a mão da outra pessoa com firmeza, mas sem exagerar, durante cerca de pelo menos dois segundos. Enquanto isso, sorrir, fazer contacto visual e verbalizar um cumprimento. Agindo dessa forma estará passando uma imagem positiva e educada, sem se expor nem exagerar.

24/04/2019
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video