1 de maio de 2019

António Tavares
Editorial

Esta quarta-feira, 1 de maio, é comemorado o Dia do Trabalhador.
A comemoração tem origem nos Estados Unidos da América (EUA), quando a 1 de maio de 1886, em Chicago, 500 mil trabalhadores se manifestaram nas ruas da cidade, no mesmo dia em que o país registava uma greve geral.
Em Portugal, o 1º de Maio é assinalado, desde 1890, naquele que foi o primeiro ano da sua internacionalização.
Desde então, mesmo durante o Estado Novo, o Dia do Trabalhador nunca deixou de ser celebrada, embora de uma forma menos efusiva. O grande crescimento da dimensão desta comemoração aconteceu depois do 25 de Abril de 1974, sendo que oito dias depois da Revolução dos Cravos se realizou aquela que é considerada a maior comemoração de sempre do Dia do Trabalhador, em Portugal.
Atualmente, o 1º de Maio continua a ser assinalado em todo o País, assumindo-se como um dia para valorizar os trabalhadores e reforçar algumas reivindicações laborais.
O Dia do Trabalhador é um dia de festa, que em Castelo Branco continuará, por outros motivos, entre sábado e terça-feira, com a tradicional Romaria da Nossa Senhora de Mércoles. Durante cinco dias, se se contar com sexta-feira, 3 de maio, uma vez que nesse dia já tudo está a funcionar em pleno no recinto do Santuário, animação é o que não vai faltar. Durante esses dias muitas pessoas, não só Albicastrenses, mas também quem vem de outros localidades, desloca-se à Senhora de Mércoles por motivos religiosos, ou de diversão e convívio, com destaque para a terça-feira, 7 de maio, pois esse é dia do Feriado Municipal de Castelo Branco.

01/05/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video