CATAA conclui projeto Transfer2agro e faz balanço positivo
A Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco acolheu, dia 24 de junho, a sessão de encerramento do projeto Transfer2agro, Reforçar a Competitividade das Pequenas Médias Empresas, desenvolvido pelo CATAA – Centro de Apoio Tecnológico Agro Alimentar de Castelo Branco.
A sessão, na qual estiveram presentes 35 pessoas, contou com a apresentação de diversos temas como Técnicas de desidratação de alimentos, O desperdício alimentar e técnicas de conservação da fruta, Resultados do projeto Transfer2agro e Empresa GUUD - caso de sucesso.
A sessão terminou em forma de debate com várias questões colocadas aos oradores. Destacam-se as questões relativas aos custos associados ao processo de desidratação e as vantagens da aplicação desta técnica.
O projeto teve por âmbito a valorização de produtos hortofrutícolas, procurando aumentar a sua rentabilidade e o seu potencial nos mercados com maior poder de compra através do processo de desidratação, sem a adição de conservantes.
O balanço do projeto foi positivo e entre ameixas, batata-doce, cerejas, diospiros, figos-da-índia, nectarinas, pêssegos e tomates desidratados foram várias as atividades realizadas na promoção e divulgação do projeto. Foram realizadas 10 sessões de demonstração de I&D associadas à desidratação de produtos, efetuadas na Região Centro e destinadas a empreendedores, produtores e associações que contaram com a presença de cerca de 130 pessoas, 12 sessões de análise sensorial, para teste de degustação dos produtos nas várias fases de desidratação, e a participação em seis certames regionais.
Para além destas atividades, o CATAA desenvolveu seis guias técnicos e seis vídeos de demonstração do processo de desidratação, para os vários produtos. Esta informação pode ser vista na página Web do projeto.
Refira-se que a técnica de desidratação permite, para além de um maior escoamento dos excedentes de produção associados à sazonalidade, um maior aproveitamento de produtos com calibre reduzido e com pouca aceitação no mercado, quando em frescos. Os produtos desidratados apresentam ainda uma maior concentração de nutrientes. O projeto Transfer2agro é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).