ENTRE SEXTA-FEIRA E DOMINGO
Aranhas recebe Festa das Varas do Fumeiro - Ainda agora aqui cheguei
Aranhas, no Concelho de Pe-namacor, acolhe, entre sexta-feira e domingo, 24 a 26 de janeiro, a Festa das Varas do Fumeiro – Ainda agora aqui cheguei.
O programa começa na próxima sexta-feira, 24 de janeiro, às 17 horas, com a visita aos expositores e a inauguração da exposição de fotografia Gentes com história, de Jolon, no Lagar. Em simultâneo há animação de rua com as Concertinas do Ribatejo, Tresmoças, Grupo de fado João Morgado e Projeto Ti Folia. A partir das 20h30, no Lagar, realiza-se um showcooking de gastronomia tradicional, com alunos do curso de cozinha e pastelaria do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches. Às 22 horas, no Adro da Igreja, atua o grupo Trad & Canto.
Sábado, 25 de janeiro, às 11 horas, no Lagar, é apresentado o livro As estanhas e fantásticas histórias de Jolon – 2º Volume, de José Lopes Nunes. A música chega às 15 horas com o cantar das Janeiras, o desfile das varas, a leitura da Carta do Fumeiro e o leilão das varas. A partir das 16 horas há animação de rua com os Melrinhos e os Fanfarrões. Às 18 horas começa o atelire de gastronomia à mesa com o fumeiro, com o chef Valdir Lubave. A animação de rua regressa às 19 horas, com Tresmoças e o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim. O grupo Antígona Ensemble atua a partir das 22 horas, no Adro da Igreja.
Domingo, 26 de janeiro, as atividades começam às 11 horas, no Lagar, com a apresentação dos livros Coisas que acontecem, de Inês Raposo, e Construção do Mundo, de Fábio Monteiro. A animação de rua, a partir das 14 horas é assegurada pela Fanfarra Nem Fá Nem Fum. A partir das 15 horas decorre o XXI Festival de Folclore, que conta com a participação do Grupo Grande Roda do Teixoso; Grupo Folklórico Las Monas, de Calzadilla, Espanha; Grupo Folklórico de Eljas, Espanha; Rancho Folclórico da Alegria, dos Enxames; Asociacion Folklorica Cultural U Fresnu, de Espanha; e Rancho Folclórico das Aranhas. Às 17 horas regressa a animação de rua, com o tratador e os seus três porquinhos e Os Melrinhos.
De referir, ainda, que todos os dias está em funcionamento o espaço infantil Quinta da Brincadeira.