João Guilhermino é um exemplo de dedicação
Quando em 1994 João Francisco Guilhermino, nessa altura membro da Assembleia de Freguesia de Castelo Branco, foi assistir a mais uma edição do Grande Prémio de Atletismo da Junta de Freguesia de Castelo Branco, estava longe de imaginar que a sua vida iria mudar. João Guilhermino conta que ”o Dr.º Joaquim Moreira, que era o presidente da junta de freguesia de Castelo Branco, pediu-me se podia dar uma ajuda num dos abastecimentos. Fui e gostei do ambiente vivido.” E acrescenta “a partir desse dia comecei a colaborar com a Associação de Atletismo de Castelo Branco até que, em 1995, tirei o curso de juiz”.
Ano após ano, faça chuva ou fala sol, lá está João Guilhermino nas suas funções de juiz e sempre disposto a ajudar em todas as tarefas para que as provas corram bem. Nos últimos 10 anos tem integrado o conselho de arbitragem da Associação de Atletismo de Castelo Branco. È respeitado e admirado por todos e é um exemplo para os juízes mais novos. São muitas as provas, regionais e nacionais, em que esteve presente. Mas confessa que o Olímpico Jovem 2018 realizado em Braga, onde foi juiz chefe do salto em comprimento, foi a prova que mais o marcou.
João Guilhermino diz-nos que “no atletismo, o qual vivo a 100 por cento, tenho uma segunda família”. Quando questionado qual o seu próximo objetivo responde, sem hesitar, “gostaria de chegar a juiz arbitro”.
Manuel Geraldes