INVESTIMENTO DE QUASE DOIS MILHÕES DE EUROS
Reabilitação do antigo Teatro Clube de Penamacor já começou
As obras de reabilitação do antigo Teatro Clube de Penamacor, uma empreitada que há muito era aguardada com expectativa pela população do Concelho já tiveram início.
A Câmara de penamacor realça que “com a requalificação deste edifício, o Concelho voltará a ter um espaço de enorme valor para as suas atividades culturais, reforçando, desta forma, a aposta cultural e associativa deste executivo”.
Recorde-se que a obra foi adjudicada por 1.988.749,56 euros mais IVA, sendo financiada em cerca de meio milhão de euros pelo Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Penamacor e em cerca de 1,6 milhões de euros pela linha de financiamento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU).
A Câmara também relembra que “o antigo Teatro Clube de Penamacor encontra-se devoluto e necessita urgentemente de ser intervencionado, para que não se perca um excelente exemplar de sala de espetáculos baseado na tipologia de modelo de teatro italiano”, recordando que “o Antigo Teatro Clube de Penamacor foi fundado pelos sócios do Clube de Penamacor e inaugurado a 14 de novembro de 1912. Foi utilizado como sala de teatro até 1940 e, até 1969, como cinema e teatro”.
É referido que “esta estrutura, apesar de ser um edifício de pequena dimensão e simples na maneira como se apresenta na encosta da vila, é um verdadeiro exemplar de arquitetura cénica descentralizada dos grandes pólos culturais, que merece ser reabilitado e respeitado”.
Por isso considera-se que a “reabilitação é importante não só para que prevaleça como elemento histórico-cultural de Penamacor, mas também para retomar a sua função e ser vivenciado por toda a população e, consequentemente, se transformar num equipamento ativo, autónomo e sustentável, evitando ainda a sua completa degradação”. Tanto mais, é realçado que “importa referir que a existência deste tipo de equipamentos é escassa no Interior do País, sendo, por isso, esta obra de requalificação uma obra de extrema importância não só para as gentes locais mas para toda a Região. Assim, além da reocupação e preservação do património arquitetónico e dos valores histórico-culturais a ele inerentes, ainda acresce a vantagem de se transformar num equipamento multifuncional, capaz de permitir a promoção de espetáculos de teatro, cinema e outras artes, a realização de colóquios, seminários, worshops ou encontros temáticos, a promoção do associativismo local, atraindo mais visitantes à vila e aumentando o desenvolvimento da economia local”.