Edição nº 1663 - 4 de novembro de 2020

SEM COMEMORAÇÕES PÚBLICAS
Politécnico comemora 40 anos em tempos de pandemia

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) comemorou, na passada quarta-feira, 28 de outubro, o 40º aniversário. Uma comemoração que decorreu em tempos de pandemia e, por isso, algumas das atividades programadas foram canceladas, com o presidente, António Fernandes, a realçar que “pretendíamos que a comemoração do 40º aniversário do IPCB, durante o ano 2020, fosse um acontecimento importante para toda a comunidade académica, bem como para todos os parceiros institucionais com relevantes contributos no progresso e desenvolvimento do IPCB”.
António Fernandes referiu que “uma das iniciativas canceladas foi a sessão solene de entrega de prémios, agendada para o dia 21 de outubro, onde seriam entregues os prémios de Mérito Escolar, que premeiam os diplomados que se evidenciaram pelos resultados alcançados, os prémios do Concurso Poliempreende Regional e ainda os prémios do concurso Um por todos, todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente? realizado no âmbito da comemoração do 40º aniversário do IPCB. Relativamente ao dia de hoje estava prevista a cerimónia comemorativa do 40º aniversário com as intervenções habituais, a projeção de um vídeo sobre os 40 anos do IPCB, a apresentação do livro IPCB 40 Anos: Partilhar o conhecimento, globalizando a formação e com uma oração de sapiência proferida pelo Professor Doutor José Tribolet, intitulada Transformação Digital nas Instituições de Ensino Superior em Portugal. Na sessão comemorativa seriamos ainda brindados com um tema inédito, IPCB – 40 anos, numa atuação de Custódio Castelo, José Raimundo, Miguel Carvalhinho e Pedro Ladeira”.
Perante a nova realidade António Fernandes destaca que “durante esta crise pandémica o IPCB tem demonstrado capacidade na adaptação e transformação digital e, com sucesso, assegurámos o funcionamento da nossa atividade nas diferentes valências durante o segundo semestre do ano letivo 2019/2020. Fomos capazes, igualmente, de demonstrar capacidade no regresso, desejado, ao modelo de ensino presencial, adotando medidas amplamente divulgadas, compreendidas e cumpridas por toda a comunidade neste ano letivo 2020/2021. Não estamos alheios às sérias dificuldades e aos momentos difíceis que nos esperam, e certamente que, coletivamente, seremos capazes de reforçar a afirmação do IPCB no contexto da pandemia COVID-19. Neste âmbito, importa ainda sublinhar a disponibilidade de docentes e técnicos do IPCB que estiveram na linha da frente na realização de testes à COVID-19, numa parceria protocolada com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e a Unidade Local de Saúde de Castelo Branco”.
Numa perspetiva mais ampla, o presidente do Politécnico referiu “a afirmação do IPCB no determinante papel que tem ao nível do alargamento da base social para a produção e difusão do conhecimento é outro aspeto que merece referência. Nos últimos dois anos, é indiscutível a crescente notoriedade da instituição, no contexto regional, nacional e internacional, tanto ao nível da investigação, como do aumento constante de estudantes, nacionais e internacionais, e nos diferentes níveis de formação. A par do crescimento do número total de estudantes, aumento que atinge cerca de 500 estudantes em dois anos, a diversificação de formações em cooperação com outras organizações é um exemplo concreto da capacidade do IPCB para evoluir e estar na linha da frente, com particular destaque em atividades de formação, investigação e desenvolvimento baseadas na experiência e focadas na inovação em diferentes setores de atividade”.
No que respeita ao ano letivo em curso adiantou que “já ingressaram nas licenciaturas do IPCB mais de 1.200 novos estudantes. O aumento de 2020 face a 2019 foi praticamente o dobro do aumento de 2019 face a 2018. A somar aos estudantes já matriculados e que ingressaram na nossa instituição via Concurso Nacional de Acesso, 630, há que contabilizar 63 estudantes colocados no âmbito do concurso local da ESART e cerca de 545 estudantes colocados através de outros regimes, onde se incluem 291 novos estudantes internacionais que já formalizaram a matrícula. Relativamente às outras ofertas formativas, matricularam-se no presente ano 170 novos estudantes nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), distribuídos por 11 CTeSP. Nas pós-graduações e mestrados já temos 294 novos estudantes matriculados. Teremos ainda em funcionamento pós-graduações na modalidade de ensino à distância, com cerca de 150 estudantes. Acrescem 16 estudantes do Instituto Politécnico de Macau que chegaram ao IPCB para frequentar connosco todo o ano letivo 2020/2021, ao abrigo de um protocolo de cooperação entre as duas instituições. Considerando todas as ofertas formativas, estimamos para este ano letivo muito perto de 2.000 novos estudantes”.
António Fernades avançou também que “definimos uma estratégia conducente à supressão de necessidades de corpo docente e à promoção de maior estabilidade de carreira dos docentes. Foi concluído um concurso documental para professor adjunto na área da Música – Produção e Tecnologias da Música, e encontram-se a decorrer três concursos nas áreas do Serviço Social, Fisiologia Clínica e Ciências Biomédicas Laboratoriais que acrescem a três concursos documentais também a decorrer no âmbito do PREVPAP nas áreas do Desporto e Bem-Estar, Ciência da Educação e Música. Tencionamos ainda concretizar a abertura de concursos documentais para professores adjuntos nas áreas da música e do design até ao final do ano. Relativamente à promoção na carreira, e enquadrado no preconizado no Decreto-Lei 84/2019, de 28 de junho, estão concluídos quatro procedimentos concursais para promoção à categoria de Professor Coordenador e um procedimento concursal para promoção à categoria de Professor Coordenador Principal. Encontra-se ainda a decorrer um procedimento concursal, com duas vagas, para promoção de Professor Coordenador”.
Já no “contexto do quadro do pessoal não docente, concluiu-se a regularização no âmbito do PREVPAP de dois concursos: um assistente técnico na área do audiovisual e um assistente operacional na área da vigilância/portaria. No contexto da valorização do pessoal não docente, o ano 2021 será marcado pelo lançamento do Prémio de Mérito Profissional do IPCB/Banco Santander que visa distinguir, em cada ano, um colaborador não docente cuja atividade seja considerada meritória de tal distinção”.
A isto acrescenta que “mantemos o apoio incondicional aos estudantes consubstanciado na proximidade com suas estruturas representativas e no patrocínio financeiro das atividades de natureza social, cultural e desportiva por eles realizadas”.
Noutra vertente afirmou que “a par destes resultados positivos, mais estudantes no IPCB e promoção e valorização da carreira dos docentes e pessoal não docente, o equilíbrio financeiro do IPCB, conseguido no ano em que celebra o seu 40º aniversário, é motivo de orgulho para uma instituição que pediu, ano após ano, um reforço orçamental correspondente ao seu défice anual, e que ascendeu a valores superiores a um milhão e meio de euros por ano. Em 2020 essa angústia não existe”.
Na sua intervenção o presidente do Politécnico também recordou que “o Conselho Geral do IPCB aprovou, recentemente, por uma maioria superior a 2/3 dos seus conselheiros, a proposta de reestruturação organizacional que visa a constituição de nove departamentos transversais a toda a instituição e a associação dos mesmos em quatro novas escolas. Seguiu-se a constituição de uma Comissão Estatutária para a elaboração dos novos estatutos do IPCB, alinhados com a proposta aprovada. É um processo de transformação organizacional que alicerça a instituição para o futuro. É um processo exigente, que obriga à mobilização coletiva, numa responsabilidade onde ninguém fica de fora e onde todos devem ser capazes de unir recursos, vontades e ambições”.
Em dia de festa, como habitualmente foi também dia de homenagear os colaboradores que perfazem 25 anos ao serviço do Politécnico, sendo que, este ano, “o docente Armando Ramalho é o único colaborador a completar 25 anos de serviço, pelo que aproveito para o felicitar. É igualmente o dia de felicitarmos o docente distinguido com o Prémio de Repositório Científico, entregue a Luís Quinta-Nova, bem como a docente vencedora do Prémio de Mérito Científico IPCB/Banco Santander, Teresa Albuquerque”.

04/11/2020
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video