Edição nº 1644 - 24 de junho de 2020

João Belém
PERSUASÃO VERSUS INFLUÊNCIA

Em tudo, o nosso sentimento é o que importa.
A intenção, boa ou má, influencia diretamente nossa vida no futuro.
Qualquer ação, por mais simples que seja, se feita com coração, produz benefícios na vida das pessoas
Buda

Não é relevante o nível de educação que se tenha se não se conseguir construir relacionamentos com outras pessoas, construir a nossa credibilidade, demonstrar a integridade que possuímos ou convencermos os outros a seguirem nossas sugestões, por meio de palavras e ações.
A forma como agimos e o relacionamento que mantemos com os outros são a base para todos os empreendimentos da nossa vida.
O século XXI traz para a maior parte dos relacionamentos, incluindo aqueles mantidos profissionalmente, mão de obra mais instruída, estrutura administrativa mais horizontal e ênfase no trabalho de equipa ao invés de realização pessoal, ou seja, persuasão e influência devem substituir forca e coerção.
Vejamos então o que são Persuasão e Influência.
Muitas pessoas usam os verbos persuadir e influenciar de modo permutável e, apesar de seus significados serem similares, existem diferenças subtis entre eles.
Tanto persuasão quanto influência envolvem mudanças intencionais em atitudes e comportamento – mas a diferença está em como essas mudanças ocorrem.
Quando deliberadamente, tentamos mudar o comportamento de outra pessoa usando palavras e ações, estamos exercendo persuasão. Se com a nossa personalidade conseguimos mudar os pensamentos, sentimentos e comportamento de outra pessoa, então estamos exercendo influência.
Influência diz respeito a ter uma visão do melhor resultado e motivar as pessoas a transformarem essa visão em realidade.
Alguns líderes, por exemplo, podem, simplesmente, efetuar mudanças através do poder de suas personalidades, sem ter que expressar em palavras o que querem que faca. Isso porque desenvolveram, ao longo do tempo, um arsenal de confiança e credibilidade.
Tanto influência quanto persuasão compartilham do mesmo objetivo de mudar o comportamento ou a atitude de alguém. Persuasão exige que comunique o que quer, ao passo que o trabalho da influência é silencioso, visto que ela atua por meio de exemplos. Quando se direciona a opinião de alguém ao apresentar seus argumentos de modo convincente, estamos conscientemente praticando persuasão. Quando as pessoas mudam suas atitudes, sentimentos e comportamentos baseados na sua personalidade, está exercendo influência.
As definições podem ser resumidas desta forma: influência é um termo genérico baseado na personalidade de uma pessoa, que define um esforço deliberado para direcionar ou mudar as atitudes, sentimentos e comportamentos de alguém por meio de exemplos. Persuasão implica em comunicar através de canais verbais e não verbais, de forma a alterar, propositadamente, as atitudes e o comportamento de alguém.
Convém refletir sobre isto ………

24/06/2020
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video