DISPONÍVEIS A PARTIR DE 15 DE JANEIRO
Sessões divulgam apoios para prejuízos dos incêndios florestais
Os apoios relativos aos incêndios florestais que afetaram o Concelho de Proença-a-Nova, no verão deste ano, estão disponíveis até dia 15 de janeiro, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR 2020), inseridos na medida 6.2.2, Restabelecimento do Potencial Produtivo.
Assim, está disponível um montante de dois milhões de euros para reconstituição ou reposição do potencial produtivo das explorações agrícolas danificadas, correspondente a animais, plantações plurianuais, máquinas, equipamentos, armazéns e outras construções de apoio à atividade agrícola, sendo que só são elegíveis danos que ultrapassem 30 por cento do seu potencial agrícola.
O apoio é concedido sob a forma de subvenção não reembolsável a 100 por cento no caso da despesa elegível ser igual ou superior a cinco mil euros, a 85 por cento em despesas elegíveis superiores a cinco mil e até 50 mil euros, ou a 50 por cento para prejuízos superiores a cinco mil e até 800 mil euros.
Esta quarta-feira, 2 de dezembro, os técnicos da Câmara de Proença-a-Nova, realizam sessões de divulgação junto da população, em articulação com as juntas de freguesia, com o objetivo de esclarecer quaisquer dúvidas sobre as candidaturas. As sessões decorrem às 9h30, nos Cunqueiros; às 10h30, nas Fórneas; às 11 horas, no Esfrega; às 11h30, na Herdade; às 14 horas, em Alvito da Beira; às 15 horas, na Dáspera, e às 16 horas, nas Corgas.
Recorde-se que a maior parte da área ardida em 2020 é composta por povoamentos de pinheiro e eucalipto, tendo ardido igualmente oliveiras, árvores de fruto e pastagens para animais, entre caprinos, ovinos e asininos. Há ainda a registar algumas dezenas de edificações ardidas, entre casas devolutas e arrecadações agrícolas e anexos.