Edição nº 1688 - 28 de abril de 2021

António Tavares
Editorial

O Dia da Liberdade, 25 de Abril, foi comemorado no passado domingo um pouco por todo o País. Claro está, que tal não aconteceu com a grandiosidade de outros tempos, devido às restrições impostas pela pandemia de COVID-19, mas os 47 anos da Revolução dos Cravos não foram esquecidos.
E, por falar de liberdade, é de recordar que na próxima segunda-feira, 3 de maio, é assinalado o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Uma data que é assinalada poucos dias depois dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) terem divulgado os dados do Índice Mundial de Liberdade de Imprensa 2021. Por sinal, um documento em que Portugal sai bem na fotografia, uma vez que entre um conjunto de 180 países ocupa o nono lugar. Ou seja, o País continua no Top 10 dos países onde a liberdade de Imprensa é uma realidade, melhorando inclusive a sua posição, uma vez que no ano passado estava em 10.º lugar.
Esta subida de um lugar é ainda mais significativa, porque, de acordo com os Repórteres Sem Fronteiras, com a pandemia de COVID-19 a assolar o Mundo há mais de um ano, devido a este drama na saúde se assistiu a uma “deterioração dramática” da liberdade de Imprensa.
Ou seja, a ditadura da COVID-19, que nos forçou a perder muita da nossa liberdade, não implicou, em Portugal, o regresso de outra ditadura, com o tristemente célebre lápis azul, que durante quase 50 anos condicionou muita da informação no País, embora não seja de esquecer que alguns órgãos de Comunicação Social sempre lhe resistiram, apesar das consequências daí resultantes.

28/04/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video