Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros está aprovada
A candidatura municipal Valorização do Património Natural da Ribeira de Oleiros, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO 2020, foi aprovada. O projeto contempla um investimento de 344.527 euros, com uma comparticipação de 230 mil euros.
Numa primeira fase, prevê-se a beneficiação das condições de acessibilidade e segurança do percurso temático, pedonal, À Descoberta da Ribeira, através da instalação de passadiços. Desta forma permite-se que quem tenha mobilidade reduzida possa percorrer aquele corredor verde entre a Ponte Grande da Torna e a Praia Fluvial de Açude Pinto.
Por outro lado, serão criadas condições que potenciam a sua utilização durante o ano inteiro atraindo um maior número de visitantes; bem como a dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património, como é o caso da criação de plataformas para pesca desportiva, ou para a observação e contemplação da fauna e flora.
A instalação de papeleiras e bancos em locais estratégicos ou a colocação de QR Code nos painéis interpretativos existentes são outros dos elementos da candidatura.
A operação, que tem como finalidade promover a conservação e valorização do património cultural e natural, enquanto instrumentos para a sustentabilidade, deverá ter início no final do terceiro trimestre deste ano.
Na segunda fase do projeto será desenvolvido um programa de dinamização e sensibilização para a conservação e valorização do património.
Recorde-se que esta valorização é cofinanciada pela União Europeia, através dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento e pelo Estado Português, no âmbito do Portugal 2020 – CENTRO 2020.