MILHARES DE OPERACIONAIS NO COMBATE ÀS CHAMAS
Onda de incêndios afeta o Distrito
O Distrito de Castelo Branco tem sido afetado pela tragédia dos incêndios florestais que ao longo dos últimos dias tem atingido principalmente o Norte e Centro do País.
Os concelhos mais afetados são os da Covilhã e Fundão, onde as chamas têm deixado um rasto de destruição e têm mantido as populações em constante sobressalto, uma vez que as chamas têm colocado em perigo várias localidades.
Situação que piorou na noite da passada segunda-feira, 18 de agosto, quando o incêndio com origem em Arganil, no Concelho de Coimbra, depois de entrar no Concelho do Fundão também entrou no Concelho de Castelo Branco, na Freguesia de São Vicente da Beira.
O combate às chamas está a mobilizar milhares de operacionais, apoiados por meios terrestres e meios aéreos, que tentam por um fim à progressão das frentes de fogo.
Devido aos grandes incêndios, alguns concelhos já ativaram os planos municipais de emergência e proteção civil.
De referir que não só estes grandes incêndios, mas muitos outros de menor dimensão já transformaram em cinzas milhares de hectares no Distrito de Castelo Branco, havendo ainda a lamentar a morte de um bombeiro (ler notícia na página 4).
De resto esta vaga de incêndios também está a afetar a saúde da população em geral, uma vez que nos últimos dias a presença de fumo e de partículas em suspensão no ar tem sido uma constante.