Do Verão ao Outono - Alma Azul em Alcains começa domingo
A Alma Azul inicia no próximo domingo, dia 1 de agosto, um programa de iniciativas culturais que desenvolverá até 12 de novembro, para assinalar os 50 anos de elevação de Alcains a Vila. Assim, Do verão ao outono – Alma Azul em Alcains substitui o Encontro de Leituras em Alcains, programado para de 19 de agosto a 25 de setembro, o qual adianta que “por falta de apoio do Município de Castelo Branco, a Alma Azul, com sede em Alcains, tem que adiar para 2022”.
A Alma azul adianta que “o Encontro de Leituras em Alcains estava a ser preparado desde fevereiro, com um programa já aceite pelo vereador da Cultura; que incluía fotografia (19 agosto, Dia Mundial da Fotografia; e 25 de setembro); Oficina de Contadores de Histórias, com Bru Junça; Registos Sonoros no Mercado de Alcains, por Luís Antero; Leituras de Batorel em Batorel, com a presença do animador cultural Alexandre Gigas Valinho; o centenário do nascimento de Maria Judite Carvalho, com a atriz Albicastrense Filipa Costa; e a entrega do Prémio Ciranda 2021, no dia 25 de setembro, a encerrar o Encontro de Leituras em Alcains, para comemorar o 22.º aniversário da Alma Azul”.
Acrescenta que, “como é habitual em Alcains, a Alma Azul oferecia todo o trabalho de produção, mas o orçamento das despesas com os convidados teria que ser assegurado, em tempo útil, pelo Município de Castelo Branco; o que não veio a acontecer”.
Assim, “em alternativa, a Alma Azul oferece à vila de Alcains um programa diversificado que vai desde fóruns sobre temas relevantes para os Alcainenses (emigração e a ausência de festas populares e comunitárias na vila) passando por leituras em espaços públicos, encontros com escritores, músicos, artesãos e fotógrafos em locais comerciais e públicos de Alcains”.
Segundo é adiantado o programa envolverá outras freguesias do Concelho de Castelo Branco, além das cidades de Castelo Branco, Fundão e Coimbra, num intercâmbio cultural na área do património cultural material e imaterial da Beira.
Os jovens e crianças terão uma atenção especial, com atividades pedagógicas relacionadas com a leitura e a escrita.
A iniciar o programa é proposta uma prova informal de Papas de Milho e um desafio de Desenho com Canela, no próximo domingo, 1 de agosto, aberta a todos, entre as 19 e as 22 horas, no Salão Alma Azul.
Além da prova e do desafio, o prato de papas, decorado com canela, é oferecido e quem o decorar para o levar para casa.
Além disso a Alma Azul disponibiliza nas paredes do seu Salão, as fotografias de Cristina Ataíde, realizadas em agosto de 2001, há precisamente 20 anos; no decorrer da iniciativa AlcainsArte e em que se retomou a Festa das Papas em Alcains, com a oferta do bodo de papas cozinhadas em caldeiras e distribuídas aos Alcainenses no Largo de Santo António.
A Alma Azul recorda que “em 2001, a produtora, que nasceu em Coimbra e deslocou a sua sede para Alcains, em 2016, liderou um vasto conjunto de iniciativas culturais que se realizaram de 15 a 19 de agosto, em que o retomar da tradição da partilha das Papas de Milho e o Concurso de Desenho com Canela foram os momentos mais marcantes, de que as fotografias de Cristina Ataíde (que também participou no Concurso de Desenho com Canela), são um registo de valor patrimonial importante para a vila de Alcains. Esta iniciativa envolveu, além da Alma Azul, a Câmara de Castelo Branco, a Junta de Freguesia de Alcains, o Instituto Português da Juventude de castelo Branco e a Associação Mega Jovem”.