Delegação da Cruz Vermelha reativa Departamento Juvenil
A Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) reativou, dia 18 de fevereiro, o Departamento Juvenil que estava suspenso desde dezembro de 2004, devido a dificuldades operacionais.
A direção da Delegação afirma que sendo “conhecedora da necessidade de perspetivar o futuro da instituição a nível local e consciente de que esse mesmo futuro do voluntariado e do serviço aos mais débeis da nossa sociedade tem de passar pelo compromisso dos mais novos, reativou o Departamento Juvenil, com a designação da assistente social Rita Antunes, como presidente da comissão instaladora”.
O grupo inicial de trabalho conta já com 13 voluntários e na próxima sexta-feira, 4 de março, participa em Bragança na eleição da direção nacional da Juventude da Cruz Vermelha Portuguesa.
O grupo é aberto a todos os jovens que se sintam chamados a dar algum do seu tempo livre a esta causa solidária. Podem inscrever-se na Cruz Vermelha de Castelo Branco, localizada no Largo de São João nº1, 6000-103 Castelo Branco, através do telefone 272342394, ou do endereço eletrónico dcastelobranco@cruzvermelha.org.pt.
Recorde-se que a CVP tem, a nível nacional, um departamento juvenil denominado Juventude Cruz Vermelha (JVC). Este departamento ou setor da juventude é guiado pelos princípios fundamentais da instituição, desenvolve trabalho com base no voluntariado e com o objetivo principal de promover a resiliência das crianças e jovens nas comunidades locais. A nível nacional conta com mais de dois mil voluntários jovens a trabalhar em mais de 90 locais, com mais de 250 projetos no terreno e cerca de 50 mil beneficiários diretos por ano. O público-alvo da JCV são crianças, dos cinco aos 11 naos; adolescentes, dos 12 aos 17 anos; e jovens adultos, dos 18 aos 35 anos, os quais participam na organização enquanto voluntários, beneficiários ou líderes/agentes de mudança positiva. Desenvolve o seu trabalho numa perspetiva de educação por pares, de jovens para jovens, e com recurso a metodologias de educação não formal.
A Delegação de Castelo Branco foi uma das primeiras a ter um setor juvenil, tendo sido criado a 12 de março de 1984, sendo que muitos dos atuais voluntários iniciaram nessa altura o serviço pela comunidade e foi neste espaço que criaram o gosto em prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis, prevenindo e reparando o sofrimento e contribuindo para a defesa da vida, da saúde e da dignidade humana.