COM DOIS AUTOCARROS E UMA VIATURA DE APOIO
Missão humanitária parte de Idanha a caminho da Ucrânia
A campanha solidária Unidos pela Ucrânia está a ser dinamizada pela Câmara de Idanha-a-Nova, com os Bombeiros Voluntários, Transidanha e outros parceiros e voluntários, sendo que partiram de Idanha-a-Nova dois autocarros nessa missão que liga Idanha à Ucrânia.
Os autocarros levam bens essenciais, como alimentos, vestuário, calçado, produtos de higiene, saúde, primeiros socorros, entre outros, até à fronteira com a Ucrânia e, no regresso, preveem trazer cerca de 115 refugiados ucranianos.
O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, afirma que “esta é uma missão para levar bens e trazer pessoas. São sobretudo mulheres, crianças e bebés. Desde a Ucrânia pediram-nos para ir o mais rápido possível. Por isso, montámos no imediato esta operação com várias entidades e partiu no sábado uma equipa pluridisciplinar de 14 pessoas”.
A equipa de 14 elementos é coordenada pelo comandante José Poças Correia e inclui serviço de enfermagem, de socorro, motoristas, colaboradores da Câmara e voluntários que participam nesta missão, incluindo um cidadão ucraniano residente no Concelho.
Os dois autocarros já estão a caminho da fronteira com a Ucrânia, acompanhados por uma viatura de apoio dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova.
No regresso dos autocarros a Idanha, já com os refugiados a bordo, a Coletividade Europeia da Alsácia (CEA) acolherá e financiará a estadia dos passageiros em Estrasburgo, França, onde estes irão pernoitar, no seguimento de um pedido de apoio da Câmara de Idanha-a-Nova.
A CEA irá ainda disponibilizar refeição e apoio médico aos refugiados, bem como a oferta de bens de primeira necessidade.