Edição nº 1747 - 22 de junho de 2022

EM DOIS MESES E MEIO
Festival Termas é Monfortinho dinamiza 50 atividades

O Festival Termas é Monfortinho, no Concelho de Idanha-a-Nova, terá um programa com mais de 50 atividades, de 15 de julho a 25 de setembro.
Assim, durante dois meses e meio, haverá música, cultura e tertúlias num evento gratuito, organizado pelas Termas de Monfortinho em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova, Filarmónica Idanhense, Entidade Regional de Turismo do Centro e Associação Ibérica de Turismo de Interior.
O diretor das Termas de Monfortinho António Trigueiros de Aragão, realçou, na apresentação do evento, que este “é o maior festival da Beira Baixa, com mais de 50 programas em dois meses e meio”.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, também considera que “será um grande Festival”, sublinhando que “não porque tem um grande orçamento, mas porque junta aquilo que é a nossa cultura com a oferta do território e a dinâmica dos empresários e entidades que colaboram”.
Armindo Jacinto destacou também que “as Termas de Monfortinho são um dos melhores complexos termais da Europa e estão na porta de entrada da Região Centro. São potencialidades que estamos a trabalhar, tirando partido das oportunidades deste território e das redes nacionais e internacionais em que estamos inseridos, como é caso dos três selos UNESCO e das Bio-Regiões”.
Por seu lado, o diretor do Festival, Miguel Martins, afirma que “queremos que o Festival Termas é Monfortinho se afirme como um festival do Centro de Portugal e, em seguida, do País. E também que se afirme em Espanha, que são os nossos vizinhos por natureza. Trabalhamos sempre com Espanha em mente e a comunicação do Festival também está a ser feita aí”.
Música tradicional, arraial, ranchos, grupos de cavaquinhos, mas também sunsets, DJ, folk e jazz, todo o tipo de música passará pelas Termas de Monfortinho.
Além da música, serão organizadas tertúlias em torno dos mais diversos temas, como a saúde da pele, o futuro das termas e do termalismo, nutrição, gastronomia, as relações transfronteiriças, usos e costumes locais, instrumentos tradicionais, os segredos do café, a rota do contrabando, caminhadas, a riqueza geológica local, alimentação saudável, turismo de Interior, entre outros.
As atividades decorrem em três locais diferentes do Balneário Termal de Monfortinho, que são o Jardim das Laranjeiras, a Sala das Cegonhas e o Solário.
Na apresentação do evento, João Abrantes, diretor artístico do Festival, afirmou que “existem dois preceitos muito objetivos. Primeiro, valorizar aquilo que nós temos no nosso território para o vender a Portugal e a Espanha. Em segundo lugar, valorizar as pessoas que estão neste território e que fazem acontecer cultura durante 365 dias por ano”.
O evento conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Centro, com o presidente deste organismo, Pedro Machado, a considerar que “este festival combate o problema da estadia média dos turistas e os efeitos da sazonalidade”.
Para Pedro Machado, “o Interior é um luxo do Século XXI”, por ter “a componente da segurança, da saúde, do bem-estar, do espaço físico e da serenidade”.
O lançamento do evento contou ainda com a participação de Ana Palmeira de Oliveira, presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) e vice-presidente da Associação Ibérica de Turismo de Interior (AITI), que afirmou que “é um enorme orgulho ver acontecer um festival destes no Interior, porque traz uma dinâmica enorme às nossas empresas. É uma oportunidade para quem está no território usufruir deste programa, mas também para trazer turistas e visitas que são de fora”.

22/06/2022
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video