António Tavares
Editorial
O São João é comemorado na próxima sexta-feira, 24 de junho, um pouco por todo o País, sendo uma festa dos santos populares que em Portugal é conhecida, principalmente, pelos festejos que têm como palco o Porto, mas o Interior não se fica atrás, muito pelo contrário. No Concelho de Castelo Branco, mais concretamente em Monforte da Beira, o São João é uma festa com características muito especiais, tornando-se único a nível nacional.
Manda a tradição que os preparativos comecem uns dias antes, com a confeção, em forno de lenha, das tradicionais Broas de São João. E também manda a tradição que a festa seja oferecida pela família do Alferes, que é o mordomo das festas. A bandeira, ou estandarte, do São João, símbolo religioso da festa, fica à janela do Alferes velho, do ano anterior, enquanto começa a festa, a 23 de junho. No final do 24 junho, o Alferes velho entrega ao Alferes novo o estandarte do Santo, que a guarda até ao ano seguinte.
Assim, dia 23 de junho, São João é colocado à janela da casa da família, e o povo ao som do adufe e dos sinos a repicar dão os vivas ao São João.
Claro está que nos dois dias de festa há muita animação, não faltando, o indispensável saltar da fogueira.
Igualmente tradicional é a Festa de São João, organizada pelo Clube de Castelo Branco, no largo com o nome do Santo, em Castelo Branco, sendo que a cidade, tem ainda uma novidade, com o Arraial de São João Ó Vizinho, que se realiza de 23 a 25 de junho no Bairro do Castelo, organizado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.
Tudo bons motivos para se divertir e conviver neste início de verão.