Aldeia da Amoreira recria desfolhada à moda antiga
A União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, organizou, dia 20 de agosto, uma tradicional desfolhada à moda antiga, na aldeia da Amoreira.
A iniciativa envolveu um conjunto de atividades, algumas delas praticadas por altura da colheita do milho, como é exemplo da construção de moinhos e vento feitos com canas e palhas de milho, bem como bonecas de camisos, onde se usa materiais retirados do milho, como as barbas, folhas e caules secos e as canas. O momento alto foi a desfolhada do milho, produzido numa terra junto à ribeira. Novos e velhos juntaram-se para reviver esta tradição. E as maçarocas, graúdas e bem maduras foram descamisadas num ápice, dada a avidez dos participantes em reviver esta tradição. Não faltou o toque da concertina, a cargo do acordeonista Francisco Grácio, que animou os presentes e entoou temas populares.
No final a Junta ofereceu um lanche, onde não faltaram os produtos típicos, como as papas de milho, o bolo finto, as filhós, o bom vinho de adega e até a fruta da época como os figos.
Paulo Marques