Penamacor inicia ano letivo com distinção para os melhores alunos do Agrupamento
O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), em Penamacor, recebeu a cerimónia de abertura do ano letivo 2022/2023, que decorreu em dois momentos. Primeiro no Centro Escolar e depois na sede do Agrupamento. Durante a iniciativa foram entregues os diplomas de mérito a 46 alunos que se distinguiram no ano letivo anterior. Foram ainda entregues diplomas a Maria Gorete Brito e a São José de Brito pelos serviços prestados junto do Agrupamento.
De realçar, ainda, a entrega do Prémio Anual Professor Mota Campos, destinado ao melhor aluno da Escola Secundária de Penamacor, no valor de três mil euros, à aluna Alice Bento. Recorde-se que este prémio tinha sido anunciado na cerimónia do Dia do Concelho, que decorreu a 1 de junho, e que distinguiu com a Medalhas de Mérito Municipal - Grau Prata, a título póstumo, o Professor Doutor Mota Campos, antigo ministro, advogado e professor catedrático jubilado de Direito Europeu. À data, o filho João Luís Mota Campos, agradeceu em seu nome e da sua família a homenagem ao pai, anunciando que iria ser criado o Prémio Anual Professor Mota Campos.
Na cerimónia, o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares, recordou as alterações significativas nas competências transferidas para os municípios pelo Ministério da Educação, que arrancam este ano letivo, afirmando que “cá estaremos para continuar a apoiar a comunidade escolar dentro do que temos feito nos últimos anos, mantendo todos os apoios que temos disponibilizado e reforçando-os este ano. O sucesso das crianças é o sucesso de todos. Este é um ano diferente. Também este ano, o Agrupamento passa a ter em funcionamento duas cozinhas em simultâneo, sendo que no 1.º Ciclo vai funcionar pela primeira vez”.
O diretor do Agrupamento, António Paralta, lembrou a boa relação com a autarquia, ao referir que “sempre tivemos um boa relação com a autarquia e agora queremos melhorar essa relação”.
Recorde-se que o Concelho de Penamacor tem uma educação tendencialmente gratuita desde a Creche ao Ensino Superior, sendo que são vários os apoios concedidos pela autarquia na área da educação, que vão desde as refeições, transportes e manuais escolares aos cadernos de fichas e bolsas para o Ensino Superior. De referir, ainda, o apoio aos parceiros, desde o Berçário ao 1.º Ciclo, no qual o custo para o agregado familiar para quem tenha crianças é muito residual.