Edição nº 1760 - 28 de setembro de 2022

António Tavares
Editorial

Sábado começa o mês de outubro, com o primeiro fim de semana de outono. Mas 1 de outubro é também a data para assinalar o Dia Mundial da Água, o Dia da Música e o Dia Internacional do Idoso.
Todos eles dias importantes, cada um por motivos diferentes, mas a maior chamada de atenção vai, sem dúvida, para o Dia Mundial da Água, esse líquido imprescindível para a vida tal como a conhecemos. Água que é um bem precioso e cada vez mais escasso em algumas partes do planeta Terra. A prova disso é a seca que, por exemplo, Portugal está a enfrentar e que, a cumprirem-se as previsões, se manterá, pois tudo indica que o outono será quente e seco.
Por isso, cada vez mais, há que preservar e poupar o precioso líquido, o que passa por todos nós, evitando desperdiçar água. Ou seja, há que seguir recomendações já antigas, como desligar a água enquanto se lava os dentes, optar pelo duche em vez do banho de imersão e desligar a água enquanto nos ensaboamos, utilizar as máquinas de lavar louça e roupa com as cargas completas, e muito, muito mais, que todos sabemos de cor, mas a a grande maioria não cumpre. Mas vamos ter que cumprir, preferencialmente agora, que ainda é uma opção, para evitar que no futuro seja uma obrigação.
Quanto ao Dia Internacional do Idoso, também muito se poderia escrever, mas fica um significativo obrigado, por tudo o que já fizeram ao longo da vida.
Uma vida que se pretende cheia de música, porque esta tem um poder benéfico sobre a mente, a vários níveis, melhorando a qualidade de vida.

28/09/2022
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video