Edição nº 1776 - 18 de janeiro 2023

DURANTE UM ANO
Castelo Branco preside à Triurbir

A Câmara de Castelo Branco vai liderar a Triurbir durante o próximo ano, sucedendo à Câmara de Portalegre, presidida por Fermelinda Carvalho, que ocupou o cargo nos últimos dois anos, um período mais alargado devido à pandemia de COVID-19.
A cerimónia da transmissão de presidência decorreu na passada quarta-feira, 11 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara de Castelo Branco, e foi antecedida de uma reunião entre os quatro parceiros.
Recorde-se que a Triurbir – Triângulo Ibérico Urbano Raiano foi formada em 1997 e é um agrupamento europeu de interesse económico, que integra duas cidades portuguesas, Castelo Branco e Portalegre, e duas espanholas, Cáceres e Plasencia.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, adiantou que no encontro foi abordado “um conjunto de ideias para concorrer a programas europeus” e revelou que a área do turismo reuniu “unanimidade”, abrangendo as vertentes cultural e do património natural.
Leopoldo Rodrigues destacou também “o interesse das quatro cidades em continuar um trabalho de 30 anos, de captação de fundos europeus e de desenvolvimento de projetos comuns” e sublinhou que a Triurbir “é uma mais valia para o território e para as pessoas que vivem neste território”, para referir que “temos mais a unir-nos que aquilo que nos separa entre raias”.
O novo presidente da Triurbir adiantou ainda que outros temas abordados na reunião foram a conectividade e as infraestruturas, com destaque para o Itinerário Complementar 31 (IC 31), que representa “uma importante circularidade entre Portugal e Espanha”. Uma matéria que reuniu o consenso de todos, com o alcalde de Cáceres, Luis Julián, a realçar que em relação ao IC 31 “espero que esperemos poucos anos”, uma vez que para “Cáceres e Plasencia é uma ligação muito importante”. Posição também sustentada pelo alcalde de Plasencia, Fernando García-Polo, que adiantou que no lado espanhol o projeto entre Moraleja e as Termas de Monfortinho, de aproximadamente 15 quilómetros, deve ser conhecido este ano.
António Tavares

18/01/2023
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video