Movimento Associativo da Beira Baixa participa em encontro de associações em Proença-a-Nova
A Câmara de Proença-a-Nova organiza, no próximo sábado, 14 de janeiro, a partir das 15 horas, na sede da Associação CRD Padrão, a oitava edição do Encontro de Associações do Concelho, que nesta edição é dedicada ao tema A Arte Como Comunidade.
O encontro, que se dirige às associações do Concelho de Proença-a-Nova, conta com a presença do Movimento Associativo da Beira Baixa, com a finalidade de participar e observar a realidade associativa do Concelho de Proença-a-Nova.
Refira-se que a Associação Movimento Associativo da Beira Baixa, fundada em maio de 2022, por oito associações, procura ser uma instrumento de apoio para que as associações possam desenvolver as suas atividades com mais eficácia.
No decorrer do seu primeiro ano a Associação celebrou protocolos de cooperação com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e com a Escola Tecnológica Profissional Albicastrense (ETEPA) da ACICB - Associação Comercial e Empresarial de Castelo Branco e iniciou diálogo com órgãos autárquicos e entidades públicas para dinamizar sinergias com o associativismo. O movimento “apresenta-se em Proença-a-Nova para sustentar que a arte é uma parte importante do associativismo, pois pode ser usada como uma ferramenta para expressar ideias, criar conscientização e promover mudanças sociais. Além disso, a arte pode ser usada como uma forma de unir as pessoas em torno de uma causa comum e promover a solidariedade”. É ainda destacado que “no associativismo a arte tem um papel importante, porque pode ser usada como uma ferramenta para envolver a comunidade, propiciando mudanças sociais e, no processo, ajudar a criar uma comunidade unida. É com esta mensagem que o movimento estará presente em representação dos seus associados, constituídos por associações da Beira Baixa, das mais diversas áreas de intervenção, desde o teatro à informática, do cinema à canoagem ou do convívio ao colecionismo”.