PLANO DE EFICIÊNCIA ECO.AP 2030
Politécnico aprova planos de poupança de energia e de água
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) aprovou, em reunião do Conselho de Gestão, o Plano de Eficiência ECO.AP 2030 da instituição.
Decorrente da aprovação do Plano de Eficiência ECOAP 2030 do Politécnico, e tendo em conta a Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/20, de 27 de setembro, foram elaborados e aprovados os planos de poupança de energia e de água da instituição, para o edifício dos Serviços Centrais e da Presidência, as residências de estudantes, e todas as unidades orgânicas do Politécnico.
Cada Plano é composto por oito áreas de ação, específicas e complementares, referentes a climatização, iluminação, uso da água, equipamentos informáticos, materiais consumíveis e recicláveis, transportes e mobilidade elétrica, horário de trabalho e realização de ações de sensibilização. Para cada área de ação estão previstas medidas concretas a implementar, com metas definidas e responsáveis atribuídos. Cada Plano totaliza cerca de 30 medidas.
Para o presidente do Politécnico, António Fernandes, a aprovação dos planos e respetiva operacionalização “reveste-se de extrema importância tendo em conta, em particular, o aumento dos custos de energia elétrica e gás natural. A maioria das medidas previstas não exige investimento, mas apenas alterações comportamentais, sendo expectável ser possível obter uma redução de consumos na ordem dos 25 por cento, sem alteração dos critérios de qualidade na utilização dos espaços”.
Relativamente a investimento, está a decorrer um procedimento concursal para aquisição de quatro unidades de produção de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos, recorrendo a capital próprio da instituição.
Simultaneamente, o Politécnico aguarda os resultados das candidaturas submetidas para a melhoria da eficiência energética dos edifícios no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).