Edição nº 1784 - 15 de março de 2023

POR TERRAS DE XISTO E GRANITO
Câmara leva artes performativas às freguesias

A Câmara de Castelo Branco apresentou esta segunda-feira, 13 de março, o Por Terras de Xisto e Granito, Programa de Itinerância de Artes Performativas Pelas Freguesias, para os meses de março e abril.
Na apresentação do programa, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, começou por destacar que a autarquia “faz uma aposta forte nas freguesias, com a realização de feiras de atividades económicas”, para realçar que “decidimos também desenvolver um projeto de dinamização cultural”, referindo-se ao Por Teras de Xisto e Granito que, adiantou, “algumas atividades já se realizaram”, dando os exemplos de Ninho do Açor e Sobral do Campo, nesta última localidade com uma atuação da fadista Raquel Maria.
Leopoldo Rodrigues salientou que o objetivo “é levar a todas as terras a cultura, a animação, a poesia a literatura”, sendo que a finalidade é “estar próximo das populações”, com uma programação que “será trimestral”.
Assim, no próximo sábado, 18 de março, o Orfeão de Castelo Branco atua na Igreja Paroquial de Benquerenças, a partir das 17 horas. Isto, enquanto a partir das 18 horas, no salão da Junta de Freguesia de Monforte da beira, atua a fadista Raquel Maria, acompanhada por João Carlos Oliveira, na viola, e Hugo Ramos, na guitarra portuguesa.
No próximo domingo, 19 de março, a Terceira Pessoa apresenta na Associação popular de Palvarinho, a partir das 16 horas, o resultado de uma residência artística realizada nesta localidade, com Leopoldo Rodrigues a explicar que se trata de “trabalhar com as populações uma atividade que depois é apresentada à população”. Trabalho este que terá uma nova sessão dia 16 de abril, a partir das 16 horas, no salão da Junta de Freguesia de Sarzedas.
O programa do Por Terras de Xisto e Granito continua dia 25 de março, a partir das 16 horas, no salão da Junta de Freguesia de Sarzedas, com a atuação de Fernando Pereira. No mesmo dia, mas no Multiusos de Escalos de Cima, a partir das 20 horas, atua a fadista Raquel Maria, acompanhada por João Carlos Oliveira, na viola, e Hugo Ramos, na guitarra portuguesa.
Em abril, dia 8, realizam-se mais duas atividades. Uma de música, com o Arame Ensemble, a partir das 20h30, no Salão Paroquial de Almaceda. Outra de teatro, com o Tramédia a levar à cena a peça Um bilhete para sorrir, a parir das 21 horas, no salão da Casa do Povo da Lardosa.
Dia 10 de abril, a partir das 14 horas, no Largo de São Pedro, na Mata, atua a Banda Filarmónica de Louriçal do Campo.
A Banda Filarmónica de Retaxo atua dia 16 de abril, a partir das 11 horas, no Monte de São Luís, em Escalos de Baixo.
Dia 22 de abril, a partir das 16 horas, no MUTEX – Museu dos Têxteis, em Cebolais de Cima, o teatro marca presença, com o Tramédia a levar á cena a peça Um bilhete para sorrir.
No dia 29 de abril, a partir das 18h30, o salão da Junta de Freguesia de Juncal do Campo, recebe um espetáculo musical com Ana Paula Martins, Custódio Castelo e João Chora.
António Tavares

15/03/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video