Segundo volume da coletânea Super Castelo Branco é lançado dia 2 de outubro
A Skud & Smarty Records lança, dia 2 de outubro, em CD duplo e nas plataformas de Streaming, o segundo volume da coletânea Super Castelo Branco.
Na apresentação do trabalho é realçado que “Castelo Branco e toda a Beira Baixa sempre foram solo fértil à criação artística, e em especial à produção musical. São disso exemplo as riquíssimas heranças ancestrais das músicas de trabalho agrícola da região, ou as melancólicas melodias dos nossos temas quaresmais e de Natal, mas também os pífaros e flautas dos pastores da transumância, os adufes e cantigas de Monforte da Beira e Malpica do Tejo, os bombos de Almaceda, os genébres da Lousa, a muito particular viola beiroa que sobreviveu à extinção, ou ainda as harmónicas, banjos, bandolins, sanfonas, entre outros, utilizadas por inúmeros tocadores um pouco por toda a região. Talvez também por isso Castelo Branco, é desde há uns anos um verdadeiro centro criador de música moderna com inúmeros talentos que fazem da música uma forma de expressão, contínua, rica e frutífera”.
Foi por isso que em 2001, a Skud & Smarty, em parceria com a revista Raia, publicou o primeiro disco inteiramente dedicado à promoção da nova música original criada e produzida por músicos e bandas da região. Ao disco Raia Tone, seguiram-se-lhe as coletâneas Raia Rab, Raia Lounge, e em 2004, o Super Castelo Branco.
Supre Castelo Branco que tem agora um segundo volume, tratando-se de uma compilação de 37 bandas e músicos Albicastrenses, que representam outros tantos temas originais e inéditos de autores que têm como berço ou residência a capital da Beira Baixa. Por isso, “todo o disco é também uma homenagem à cidade, às suas gentes e à sua herança criativa, artística e musical”.
A edição inclui uma “pintura inédita de Castelo Branco, do pintor Albicastrense Jacinto Alves, e o poema também nunca publicado dedicado à cidade por um dos seus poetas maiores, António Salvado, que desde sempre partilhou com as nossas edições o seu amor pela cidade e pela região”, pelo que “este disco é também uma forma de homenagem e de agradecimento a este poeta que partiu durante a produção desta edição”.
O segundo volume da coletânea Super Castelo Branco inclui temas de 37 bandas e artistas, que são os Norton, Thirdsphere, Grand Soul Granite, MaZela, Velha Gaiteira, Artcase, Bandit Casino, Toni!, Black Box, LVI, Polen, Rui Silva Quintet, Fénix LL, Martello Sousa, Onix, Queers of Rock and Roll, Wakadelics, BeLoze, Crab Monsters, Mad Mojo Groove, Tom G. Hamilton, Panic Orchestra, Tengo, Muttley Soundz, SubRoot, A Stone In Your Shoe, Pussy Lickers, Perils In Charge, Marta Navarro, Alexandre Rodrigues, Catarina Martins, Amável Pires, 4 Boys In a Bunker, The Halfzimers, Dead Meat, Caligari, Jaime’s Band.