DE SEXTA-FEIRA A DOMINGO
Rota e Ultra Trail da Gardunha garantem animação em Louriçal do Campo
A Rota da Gardunha, que inclui o Ultra Trail da Gardunha (UTG), está de regresso ao Louriçal do Campo, entre a próxima sexta-feira e domingo, 27 a 29 de outubro. Ou seja, a Rota da Gardunha, que é um evento de atividades económicas, volta a estar de mãos dadas com o UTG. Tudo para promover a Serra da Gardunha.
O evento foi apresentado esta segunda-feira, 23 de outubro, com o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, a realçar que se trata de “uma atividade temática de importância relevante no território da Gardunha” e sublinhou que “tem a mais-valia de integrar a Associação do Bairro do Cansado”.
Por seu lado o presidente da Junta de Freguesia de Louriçal do Campo, Pedro Serra, destacou que que com este evento se pretende “a projeção que se pretende, sempre, da Gardunha”, tendo em consideração que “é essencial promover a Serra da Gardunha e alavancar a Freguesia” e chamou ainda a atenção para a importância de “consolidar o evento de ano para ano”.
Mais focado na vertente desportiva, o presidente da Associação do Bairro do Cansado, de Castelo Branco, Francisco Gomes, relembrou que a coletividade tem uma equipa de trail que “tem percorrido o País e alguns pontos do estrangeiro”.
O responsável técnico do UTG Miguel Nunes, recordou que “nasceu em 2018, fruto de dois amigos que percorriam os trilhos, desde 2015”, para avançar que, atualmente, “é uma prova de referência nacional”.
Miguel Nunes avançou que a quarta edição da prova contará com a participação de “cerca de 500 atletas. Um decréscimo em relação a 2019, quando se atingiu o recorde de 800 participantes” e adiantou que tal se deve “ao aumento do custo de vida”, que inviabiliza a vinda de alguns atletas.
De qualquer modo realçou que “o que importa é consolidar, fazer a prova crescer e manter o seu bom nome”.
O programa da Rota Gardunha começa na próxima sexta-feira, 27 de outubro, às 18h30, com a inauguração, que contará com animação itinerante com a Banda Filarmónica de Louriçal do Campo. Animação itinerante que continua às 19h30, com os Bombos de Almaceda, enquanto à noite, a partir das 22 horas, se realiza o concerto com a banda Remix.
No próximo sábado, 28 de outubro, o programa começa às 6h30, com a abertura do secretariado do UGT. A partida dos atletas, para a prova de 50 quilómetros, que além do Concelho de Castelo Branco também passará pelo Concelho do Fundão, está marcada para as oito horas. Às nove horas partem os atletas que vão percorrer 25 quilómetros e 9h30 será a vez dos atletas que vão percorrer 17 quilómetros, o que é uma novidade este ano. Antes da entrega de prémios da UTG, que está marcada para as 16h30, às 15h30, há animação itinerante com o Grupo de Concertinas da Associação Recreativa e Cultural de Alcains (ARCA). Pelo meio realiza-se também uma caminhada. A animação infantil chega às 17h30, com pinturas faciais e balões e a animação itinerante regressa às 18 horas, com os Brassdass. À noite, às 22 horas atua Natacha Oliveira e às 22h30 os Red.
Domingo, 29 de outubro, haverá animação itinerante às 14 horas, a Charanga das Fresquinhas; às 15 horas, com o Rancho Folclórico da Soalheira; às 16 horas, com a Banda Filarmónica de Louriçal do Campo; e às 17 horas, novamente com a Charanga das Fresquinhas. Pelo meio, às 15 horas, há animação infantil, com pinturas faciais e balões.
António Tavares