Edição nº 1821 - 6 de dezembro de 2023

CCCCB recebe Fórum de Cogestão em Áreas Protegidas

A Comissão de Cogestão do Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), organiza esta quarta e quinta-feira, 6 e 7 de dezembro, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), o Fórum de Cogestão em Áreas Protegidas, dedicado ao tema Cogestão e Valorização dos Territórios das Áreas Protegidas. O encontro tem como objetivo ser um espaço de discussão/reflexão dotado de uma agenda temática, que pretende mobilizar os principais intervenientes em torno de interesses comuns, no quadro da valorização das áreas protegidas portuguesas. Assim, oradores e moderadores, de reconhecido mérito, são convidados a partilhar experiências, conhecimento, ideias e estratégias, num ambiente favorável à discussão e ao diálogo.
O evento pretende, acima de tudo, debater questões ligadas à área protegida, divulgar o trabalho desenvolvido no Parque Natural do Tejo Internacional, através de um debate prospetivo, e uma reflexão sobre a dinâmica da cogestão, a valorização e os novos desafios e oportunidades ligados ao tema.
A sessão de abertura do Fórum está marcada para as 9h30 desta quarta-feira, 6 de dezembro, com os presidentes das câmaras de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, Leopoldo Rodrigues, Armindo Jacinto e Luís Pereira, respetivamente, estando também prevista a presença do presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Nuno Banza.
A abertura institucional é às 10h15, com o secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino.
Às 11 horas começa o painel A Dinâmica da Cogestão das Áreas Protegidas em Portugal, moderado por Fátima Reis, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas do Centro, tendo como intervenientes Ana Cerdeira, da Secretaria de Estado da Conservação da Natureza e Florestas; um representante do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB); Luís Sarabando, da Associação Florestal Baixo Vouga; e um representante da Associação Geopark Estrela.
Às 12 horas começa a mesa redonda Valorização das Áreas Protegidas – Desafios e Oportunidades moderada pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, com as intervenções de Maria José Garcia Curto, do Clúster del Turismo de Extremadura; João Carvalho, da Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade (ANPC); Paulo Castro, da Federação Europarc; Ana Catarina Pereira, do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova; e Ana Serejho, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC).
Na parte da tarde, às 14h30, começa o painel Potenciar a Promoção das Áreas Protegidas e dos Territórios, moderado por Carla Jacinto, da Naturtejo, com as intervenções de Teresa Ferreira, da Dinamização da Oferta e dos Recursos do Turismo de Portugal; Miguel Vasco, da Destinature – Agência para o Desenvolvimento do Turismo de Natureza; Miguel Martins, da Associação Ibérica de Turismo Interior (AITI); e Rafael Pintado, da Turismo de la Naturaleza de Extremadura.
A partir das 15h30, Domingos Santos, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), apresenta Conclusões e Perspetivas Futuras para as Áreas Protegidas.
O dia termina com uma degustação de produtos regionais, a partir das 16h30.
Quinta-feira, 7 de dezembro, o programa começa às 8h30, com a visita ao terreno denominada Valores Naturais e Paisagísticos – Segura e Monte Fidalgo e termina depois do regresso a Castelo Branco, depois do almoço em Alfrívida.

06/12/2023
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
04/09
Conversas de ImpactoMercado Municipal de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video