Edição nº 1816 - 1 de novembro de 2023

COM 34 PARCEIROS DE 13 PAÍSES
CATAA organiza congresso Farm to Fork de 16 a 18 de novembro

O Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) organiza, de 16 a 18 de novembro, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, o congresso Farm to Fork: our food, our health, our future, que ao longo dos três dias reunirá especialistas nacionais e internacionais nas áreas agroalimentar, nutrição e saúde, para aprofundar os temas mais recentes que englobam a jornada do Prado ao Prato.
Na apresentação do evento, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, afirmou que o objetivo “é dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo CATAA”, sendo que “a alimentação saudável, mas também a sustentabilidade serão conceitos presentes e que serão debatidos nos três dias”.
Leopoldo Rodrigues destacou “o desafio para nós próprios, a Câmara, o CATAA, todas as instituições e também para as pessoas que aqui trabalha, que investigam”, tendo em consideração que “nem sempre o trabalho desenvolvido no CATAA e na InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro tem a projeção mediática que merece”. Assim, adiantou que “o congresso, para além da reflexão e do contributo para o conhecimento, também tem como finalidade divulgar o que se faz, muito bem e com enorme qualidade”.
Por tudo isto Leopoldo Rodrigues não duvida que “teremos três dias muito importantes para o território e muito para além deste território”.
A vereadora Patrícia Coelho, que é também diretora executiva do CATAA, começou por “agradecer à equipa, porque tudo isto só é possível com o conhecimento científico”.
Patrícia Coelho referiu-se depois ao facto do Farm to Fork “ter o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa”, bem como por “ter associada uma revista internacional, do quartil um, que é o topo, o que é um reconhecimento brutal da comunidade científica em relação a este evento”, não deixando de frisar que “há mais de 80 submissões de posters científicos e de comunicações orais”. Pelo meio, destacou igualmente que o congresso contará, na sessão de abertura, com a intervenção de Mary Kenny, da Food and Agriculture Organizations of de United Nations (FAO).
O diretor do CATAA, Christophe Espírito Santo, avançou que o Farm to Fork é organizado pelo CATAA, com o apoio da Câmara e da InovCluster, para avançar que o congresso “nasceu de dois projetos. Um nacional, que é o Cultivar. E outro internacional que é o Fusilli”.
No que respeita ao congresso, Christophe Espírito Santo destacou que “vamos ter 34 parceiros de 13 países e ao longo dos três dias haverá nove temas científicos principais que são Do global ao local: Desafios atuais para uma transformação sustentável dos sistemas alimentares urbanos; Desafios territoriais locais e estratégias locais; Perda e desperdício de alimentos, no primeiro dia 16 de novembro; Recursos genéticos endógenos; Biodiversidade, função do ecossistema e serviços; Serviços ecossistémicos como instrumentos de resiliência e sustentabilidade territorial; Perturbação alimentar: Criar alimentos sustentáveis, saudáveis, deliciosos e apelativos, no segundo dia, 17 de novembro; Compostos bipoactivos, características nutricionais, matrizes alimentares e impacto na saúde humana, Microbiota intestinal: Um ator-chave na ligação entre nutrição e saúde, no terceiro dia, 18 de novembro.
Tudo isto, continua, “em conjunto com oficinas, que serão mais de 10 ao longo dos três dias, para complementar e ter um caráter prático”.
O programa inclui também duas visitas de campo, sendo uma ao CATTA e outra à Quinta da Aldeã, que é um produtor local.
Christophe Espírito Santo dá também ênfase “à participação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Centro (CCDRC)”, entre outras, valorizando que “teremos investigadores de várias partes da Europa e nacionais, teremos empresas do setor agroalimentar a participar e a transmitir o seu conhecimento”, para concluir que “este é um evento único em Portugal, numa cidade do Interior do País, para debater ideias e temáticas muito importantes no nosso dia a dia”. Tudo isto tendo em atenção que “este congresso é concebido como uma plataforma para a partilha de conhecimentos, aprendizagem e oportunidades de trabalho em rede entre investigadores, cientistas, decisores políticos, profissionais do setor agroalimentar e da nutrição, estudantes e a indústria agroalimentar”.
António Tavares

01/11/2023
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video