Filme de animação dá a conhecer vida de Pedro Álvares Alvito
A Outrem - Associação de Defesa do Ambiente e Património e o Ocreza - Centro de Estudos e Investigação apresentaram, dia 16 de novembro, na Casa do Arco do Bispo, em Castelo Branco, o filme de animação Pedro Álvares Alvito: o Mestre Templário que fundou Castelo Branco, com base no livro com o mesmo nome, lançado em 2022.
Com texto e narração de Carlos Moura e ilustração de Patrícia Rascão e Fábio Gonçalves, animação de Fábio Luís e Fábio Gonçalves e a música e sound design de François Ferreira, o filme tem como objetivo dar a conhecer, em especial aos mais jovens, a vida de Pedro Álvares Alvito: o Mestre Templário que fundou Castelo Branco.
O filme de animação totalmente realizado com pessoas e meios ligados à região, irá, ainda, ser aperfeiçoado, de forma a chegar a todas as pessoas, tornando-o mais inclusivo, com a inclusão de linguagem gestual e legendas.
O filme de animação tem o apoio da Câmara e da Junta de Freguesia de Castelo Branco.
Para os dinamizadores do projeto “é importante que os jovens conheçam a história e origem das suas gentes e das suas geografias, pelo que o filme irá, agora, percorrer os vários agrupamentos de escolas da cidade” e acrescentam que é um “documento importante que de uma forma simples conta a história de vida de Pedro Alvito, os seus sonhos e anseios, bem como, do nascimento de Castelo Branco”.
Recorde-se que Castelo Branco está fortemente ligada ordem dos Cavaleiros Templários. Será também uma forma de recordar que passaram muitos séculos desde o seu nascimento. Em 1213 Pedro Alvito, Mestre da Ordem do Templo, chegou e deu o nome a esta terra e de seguida mandou construir um Castelo. Castelo Branco forte enclave Templário terá sido entre 1215 e 1314 a última sede Templária para os Três Reinos (Portugal, Castela e Leão), com mantos brancos a guardar as muralhas, com um elevado número de lugares templários em redor.