PENAMACOR
Vila Madeiro começa dia 7 de dezembro
Penamacor volta a ser Vila Madeiro entre 7 e 25 de dezembro. A inauguração está marcada para o próximo dia 7 de dezembro, às 17 horas, na tenda gigante localizada na Praça Nova do Ex-Quartel, acompanhada de uma breve atuação dos alunos das atividades extra curriculares (AEC) de música da Escola Básica de Penamacor, e seguida da inauguração da exposição de fotografia O pôr do sol do Quartel Militar de Penamacor em 25 imagens, de José Lopes Nunes. Pela noite dentro, a festa continua no recinto de Nossa Senhora do Incenso, com as atuações de Virgílio Faleiro e da Estudantina Académica de Castelo Branco.
O recinto de Nossa Senhora do Incenso foi também o local escolhido para a partida do cortejo de tratores que no dia 8 de dezembro transportam o Madeiro até ao adro da Igreja Matriz de Penamacor, com chegada prevista à vila pelas 13 horas. Para além dos grupos itinerantes que animarão a tarde desse dia, às 21 horas sobe ao palco a Orquestra Tradicional Cordinhas da Beira Baixa, coordenada pelo maestro Alexandre Pontes e composta por vários grupos de música tradicional portuguesa, aos quais se juntam os fadistas Rodrigo Lourenço e Raquel Maria. É também a música tradicional portuguesa que vai animar o final de tarde do dia 9 de dezembro, com o concerto do grupo Pé na Terra, agendado para as 19h30.
Paralelamente ao Mercado de Natal e à constante animação de rua, o evento prossegue com diversos momentos musicais e culturais, onde se destacam, no dia 10, pelas 16 horas, o concerto da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires; no dia 16, pelas 17 horas, o 7.º Encontro de Cantares ao Menino e, pelas 21 horas o Concerto de Natal produzido pelos alunos do Pólo de Penamacor e Orquestra Sinfónica da AMDF; e no dia 17, às 16 horas, a atuação do Orfeão de Castelo Branco. Haverá ainda lugar para um passeio pedestre com plantação de sobreiros e um showcooking dinamizado pelo chef Marco Santos, que terão lugar no dia 17, às 9h30 e às 18 horas, respetivamente.
O momento alto chega no dia 23, às 23h59, com o acender do Madeiro, onde a população e visitantes se reúnem em redor da enorme fogueira de Natal que se mantém acesa durante vários dias. Momentos antes, às 22h30h, a Praça Vila Madeiro ilumina-se com o concerto Shout Gospel, composto por 11 cantores que através da sua música expressam a crença natalícia.
No dia 25 de dezembro, às 16 horas, um espetáculo circense encerra a edição de 2023 do evento Vila Madeiro.