DA MALTA DE 2003
O Madeiro já chegou a Penamacor
O Madeiro chegou ao largo da Igreja de Penamacor, no dia 8 de dezembro, como manda a tradição. O dia começou com a abertura do Mercado de Natal, mas o momento alto foi o desfile do Madeiro, com dezenas de tratores a transportar os troncos que iriam dar forma ao Madeiro da Malta de 2003. O desfile foi acompanhado por animação de rua.
A noite ficou marcada pela atuação da orquestra tradicional Cordinhas da Beira Baixa, na tenda Vila Madeiro, no antigo Quartel da vila. O evento prosseguiu noite dentro com a habitual animação de rua.
Refira-se, no entanto, que o programa do Penamacor Vila Madeiro começou dia 7 de dezembro, com a apresentação da obra Outras (In)verosímeis Histórias de Jolon, de José Lopes Nunes, no auditório da Escola de Música, no Pólo de Penamacor.
As atividades continuaram na zona do antigo Quartel, onde se encontra a Tenda Vila Madeiro, espaço que recebeu o presidente da Câmara e restante elenco autárquico, para inaugurar oficialmente o evento. Seguiu-se o concerto natalício protagonizado pelos alunos da atividade extracurricular de Música do 1.º ciclo da Escola Básica de Penamacor. O Museu Municipal foi ainda espaço da inauguração da exposição fotográfica, O Pôr do Sol do Quartel Militar de Penamacor em 25 imagens, também da autoria de José Lopes Nunes.
A animação prosseguiu por noite dentro, no recinto da Ermida de Nossa Senhora do Incenso, local habitual de concentração da população na preparação do Madeiro, com a atuação de diversos grupos, como a tuna académica de Castelo Branco, Virgílio Faleiro e o Rancho Folclórico de Penamacor, entre outros.