À CIJE, APPACDM E AACCB
ASAE entrega 396 peças de vestuário apreendido
A Associação de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) procedeu à entrega de 396 peças de vestuário apreendido a três instituições do Concelho de Castelo Branco, que foram a Casa da Infância e Juventude (CIJE) de Castelo Branco, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Castelo Branco e a Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco (AACCB).
Na iniciativa, que decorreu no Unidade Operacional de Castelo Branco da ASAE, o inspetor geral Luís Lourenço, realçou que se tratava de “um momento simbólico, que marca o culminar das atividades da ASAE, uma vez que houve um planeamento, uma execução, um planeamento jurídico e inspetores a trabalhar, para podermos reutilizar peças de vestuário, por quem mais necessita delas”.
Luís Lourenço destacou também que “há a preocupação que as marcas sejam cumpridas, que a legalidade seja cumprida em todo este processo”, uma vez que envolve “a concordância das marcas contrafeitas”, sendo que, assim, é possível “dar uma nova vida a estes produtos”.
Acrescentou que “este é o fim para o nosso processo, mas o início para quem precisa destas peças de vestuário”, ao mesmo tempo que “se está a contribuir para a causa ambiental, porque não há interesse que as peças sejam destruídas, o que é um peso para o ambiente”.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, assegurou que “esta é uma cerimónia significativa para as nossas instituições”, tratando-se, neste caso, de “três instituições marcantes no território, que acolhem crianças e que são geridas por pessoas com uma enorme generosidade. São três grandes instituições do Concelho, pela resposta que dão”.
Por isso Leopoldo Rodrigues fez questão de “agradecer este gesto, que é mais que isso, pois é um apoio verdadeiro a estas instituições”.
O autarca sublinhou ainda que “o território também se faz com as instituições que nele apoiam, pelo que é importante ter aqui a ASAE”, para avançar que “a Câmara tem toda a disponibilidade para manter a disponibilização de instalações à ASAE”.
Presente na cerimónia, o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, começou por referir que a Unidade Operacional de Castelo Branco da ASAE “é muito importante e não se limita ao Distrito de Castelo Branco, mas a uma região mais alargada”, para acrescentar que “aqui reside também o museu da ASAE e também são formados os inspetores para todo o País”, factos que o levaram a reiterar que “esta é uma unidade operacional muito importante”.
Nuno Fazenda realçou igualmente que “esta ação significa a descentralização da atividade da ASAE”.
O secretário de Estado fez ainda questão de “saudar a iniciativa, por se tratar de uma ação de solidariedade” e afirmou que “a ASAE tem uma atividade muito importante no País, que é a fiscalização, mas tem também a vertente solidária”.
António Tavares