Edição nº 1828 - 24 de janeiro de 2024

Campeonato Nacional das profissões apresentado no CCCCB

A Câmara de Castelo Branco, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), apresentou, dia 16 de janeiro, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), o 46.º Campeonato Nacional das Profissões SkillsPortugal – Norte 2024, na presença de cerca de 200 jovens formandos das escolas do IEFP da Zona Centro, entre outras escolas profissionais.
Na abertura, o delegado regional de Educação do Centro, António Alberto, apresentou o mote para o evento, que é “apresentar, dinamizar e mobilizar mais eventos que se sucederão”.
Por seu lado, a delegada regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, destacou o compromisso do Ministério da Educação com o Ensino Profissional, “tão importante para o desenvolvimento do País”, e reforçou a necessidade de manter esta parceria que, considerou, “tem sido proveitosa para os jovens que enfrentam inúmeros desafios”, como este de “sair da sala de aula para participar num concurso onde está presente o espírito competitivo para mostrar as competências em cada domínio, mas também para se superarem e construírem rede de contactos e conhecimentos”.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, recordou o elenco dos vários setores de indústria e dinamismo empresarial presentes no território, dando destaque ao peso que também representam neste contexto os pequenos produtores, sobretudo no setor agroalimentar, tanto no que respeita à introdução de inovação, quanto à manutenção das tradições.
Leopoldo Rodrigues focou o esforço do na procura de respostas para as empresas que querem crescer e, para isso, necessitam de profissionais qualificados e estão, atualmente, condicionados em termos de mão de obra. Referiu, ainda, que não são apenas os diplomados do Ensino Superior que são valorizados nesta procura por parte do tecido empresarial. Profissionais que sejam competentes na sua área, mas também cidadãos conscientes e responsáveis, são os mais procurados.
O autarca referiu ainda que “aliar competências profissionais e sociais com caraterísticas diferenciadoras, tais como saber trabalhar em grupo, apresentar propostas fundamentadas e desenvolver projetos, são as mais-valias no mundo profissional atual, e estes campeonatos representam um bom momento para a preparação dos jovens. Conquistar o primeiro lugar é importante, participar e fazer o melhor de forma determinada é igualmente importante, sobretudo, para encarar um conjunto de vicissitudes que acompanham a competição em termos de obtenção de resultados, uma vez que para alcançar o sucesso é necessário ultrapassar frustrações e obstáculos com a mesma resistência com que, neste evento, contam levar os melhores aos campeonatos europeus e trazer, depois, prémios como melhores do Mundo”.

24/01/2024
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video