Plano Municipal de Ação Climática aprovado
A Assembleia Municipal de Ródão aprovou, por unanimidade, o Plano Municipal de Ação Climática.
Ricardo Morgado, do Partido Socialista (PS), referiu que o executivo tem-se ocupado da elaboração deste documento, que afirmou ser “pesado e obedecer a muitos requisitos, sendo necessário contratar empresas externas”.
Destacou ser um documento importante, bem feito e com bases sólidas, que mexe com diversas matérias, desde transportes, floresta, agricultura, resíduos, energia e águas residuais. No fundo, são 10 pontos, áreas de atuação e objetivos que se pretendem atingir.
Como bons exemplos contra as alterações climáticas, enumerou o facto da Câmara possuir carros elétricos e a idade média da frota automóvel. Mas sugeriu outras ações, como utilizar bicicletas, partilhar os transportes, reduzir a ocorrência de incêndios, aumentar a prática da compostagem dos resíduos e aumentar a taxa de reciclagem.
Luís Coutinho, do Partido Social Democrata (PSD), também concordou ser um documento importante para impedir as alterações climáticas. Defendeu que o Plano deve ser implementado e não só identificar os pontos de atuação. Tudo, para haver uma alteração visível no curto-médio prazo.
PM