Edição nº 1852 - 10 de julho de 2024

ASSOCIAÇÃO QUER RECONQUISTAR GOLD LABEL
InovCluster comemora 15 anos com objetivos bem definidos

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro assinalou, na passada quinta-feira, 4 de julho, o 15.º aniversário, com uma iniciativa que reuniu colaboradores, associados e outras entidades, na alcáçova do Castelo de Castelo Branco.
A diretora executiva da InovCluster, Christelle Domingos, recordou que “há 15 anos, a InovCluster nasceu com a missão de impulsionar a inovação e a competitividade das empresas e do setor agroalimentar”, para adiantar que, “desde então, temos trabalhado incansavelmente para promover o desenvolvimento sustentável, apoiar a internacionalização e fomentar a cooperação entre empresas, universidades e centros de investigação”.
Christelle Domingos realçou que ao longo destes 15 anos “conquistamos marcos importantes que nos enchem de orgulho”. Entre estes enumerou que “desenvolvemos e implementamos mais de 15 projetos que abriram portas para os nossos associados em mercados internacionais, ampliando as suas oportunidades de negócio e visibilidade global”, bem como que “trabalhamos 54 mercados internacionais e organizamos 185 ações de internacionalização que envolveram participações de 944 empresas”.
A isto acrescentou que “apoiamos e implementámos mais de 24 projetos de inovação que resultaram em produtos e processos novos e melhorados, contribuindo para a competitividade das nossas empresas e para a sustentabilidade do setor agroalimentar. Estabelecemos três centenas de colaborações com instituições de renome, tanto nacionais como internacionais, que fortaleceram a nossa rede e ampliaram as oportunidades de crescimento para os nossos associados. Organizamos centenas de eventos, oficinas e formações que capacitaram os nossos associados, atualizando-os sobre as tendências e inovações do setor. Recebemos diversas distinções que reconhecem o nosso trabalho e o impacto positivo que termos gerado no setor agroalimentar. E atingimos o marco de 17 milhões e meio de euros em projetos cofinanciados”.
Por outro lado, não perdeu a oportunidade de realçar “a atribuição do Bronze Label, que muito nos dignificou e que se revela o ponto de partida para o nosso objetivo maior, que é o Gold Label que outrora este cluster já beneficiou, em 2016”.
Christelle Domingos referiu-se igualmente a uma “conquista recente”, que foi “a aprovação da primeira fase do PROVERE dos Queijos Centro de Portugal”, para explicar que “este programa, financiado pelo Centro 2030, é um exemplo claro de como a colaboração regional e a inovação podem transformar setores tradicionais, impulsionando a economia local e preservando a nossa herança cultural e gastronómica”.
Presente na iniciativa, José Vale, diretor do departamento de Empreendedorismo e Inovação do IAPMEI, enquanto organismo responsável pelo acompanhamento e a monitorização da atividade do cluster, Portuguese Agrofood Cluster, onde a InovCluster se integra referiu que “a InovCluster tem tido um papel preponderante quer a nível regional, quer a nível nacional apoiando as empresas da região na sua promoção, desenvolvimento e internacionalização”. Destacou ainda, que “a InovCluster tem contribuído ativamente para o crescimento da economia portuguesa, e que em conjunto com todos associados do cluster Agrifood, terá cada vez mais preponderância e adquirirá mais riqueza, mais tecnologias associadas a este setor de atividade económica e terá, efetivamente, um papel cada vez mais relevante”.
Já a presidente da Direção da InovCluster e vereadora da Câmara de Castelo Branco, Patrícia Coelho, realçou que “a nossa associação tem sido um catalisador de mudança, ajudando a transformar desafios em oportunidades. Num mundo em constante evolução, onde a tecnologia e a sustentabilidade ganham cada vez mais importância, a InovCluster tem estado na vanguarda com projetos inovadores e financiados preparando as empresas associadas para enfrentarem as exigências de um mercado globalizado e competitivo” salientando que “temos de continuar a inovar, a aprender e a crescer. O futuro traz consigo novos desafios, como a digitalização, a economia circular e a adaptação às mudanças climáticas. Estou confiante de que, juntos, continuaremos a ser uma força motriz para a transformação e o desenvolvimento sustentável do setor agroalimentar e industrial”.
Em dia de festa a InovCluster distinguiu os associados com 10 ou mais anos com menções honrosas. Distinção que coube à Câmara de Castelo Branco, à Câmara de Proença-a-Nova, ao Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), à Universidade da Beira Interior (UBI), ao Instituto Politécnico de Coimbra através da Escola Superior Agrária de Coimbra, á Albisabores, à Electroalbi, à CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar de Castelo Branco, às Fábricas Lusitana, à A.Pires Lourenço, à Casa da Prisca, à Apizêzere, à Meltagus, à Casel, à Beira Tradição, à Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), à Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), à queijaria Sabores da Soalheira; à Albigel, à Queijaria da Soalheira, à empresa Maria Dias Lda, ao Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), à Quinta dos Termos, à Gardunha Agro, à empresa Manuel Rodrigues Herdeiros Lda, à Queijaria Almeida e à Santos & Marçal.
António Tavares

10/07/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
30/05
Baião d’OxigénioCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
30/05
RumiaCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
31/05
Feira Despacha BagagemPraça 25 de Abril, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video