COM INVESTIMENTO EM OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO NO CENTRO DE SAÚDE
Câmara apoia nova valência de Saúde Oral
O Centro de Saúde de Idanha-a-Nova passou a oferecer um novo serviço de Saúde Oral. Esta iniciativa faz parte de um conjunto mais amplo de investimentos realizados pela autarquia, com o objetivo de melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no Concelho.
O investimento em obras de requalificação no Centro de Saúde de Idanha-a-Nova, no montante de 224 mil euros, recentemente realizadas, abrange melhorias tanto no interior como no exterior do edifício, com foco na eficiência energética, na modernização dos espaços e dos equipamentos.
Refira-se que parte desta verba será financiada pelo programa de eficiência energética do Centro 2020, que em conjunto com o Centro 2030, financia intervenções em mais quatro edifícios municipais, nomeadamente o Centro Cultural Raiano, as Piscinas Municipais de Idanha-a-Nova, o Arquivo Municipal e a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), num total de dois milhões e 450 mil de euros.
Refira-se que além da nova valência de Saúde Oral, a autarquia tem estabelecido uma série de parcerias e iniciativas para reforçar o sistema de saúde local. Um dos exemplos mais significativos é o protocolo assinado entre a Administração Regional de Saúde (ARS) e a Câmara de Idanha-a-Nova que permitiu a criação de um centro de diagnóstico integrado, onde os munícipes podem aceder a consultas especializadas em áreas como Neurologia, Pedopsiquiatria, Terapia da Fala e Saúde Mental.
A aposta em equipas de Saúde Mental e especialidades como Neurologia, além da disponibilização de médicos para as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do Concelho, tem contribuído para uma abordagem mais completa e acessível aos cuidados de saúde.
A autarquia também adquiriu equipamentos de telemedicina, com o intuito de facilitar o acesso dos utentes a consultas à distância.
O presidente da Câmara, Armindo Jacinto, sublinha que estas medidas são uma prioridade estratégica, porque “estamos empenhados em garantir que a população de Idanha tenha acesso a cuidados de saúde de excelência, sem barreiras geográficas” e acrescenta que “a implementação dessas medidas reforça o compromisso da autarquia em oferecer uma rede de saúde integrada e de qualidade”.
Além dessas inovações, a Câmara destacou-se pela criação de unidades de cuidados de saúde primários e pela introdução de um seguro de saúde gratuito, disponível para todos os munícipes, dos zero aos 114 anos. Este seguro cobre diversas despesas de saúde, oferecendo uma rede de apoio adicional às famílias, para além da Casa de Saúde e das carrinhas de saúde na sua vertente de saúde de proximidade, reforçando o papel da autarquia na promoção do bem-estar da comunidade.
Armindo Jacinto realça que “estamos a trabalhar em várias frentes para garantir que, independentemente da sua idade ou condição social, todos os nossos cidadãos tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade”.