NÚMERO AUMENTA EM RELAÇÃO A 2023
Censos Sénior da GNR contabiliza 2.240 sozinhos e/isolados no Distrito
A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, de 1 de outubro a 15 novembro, a operação Censos Sénior 2024, no âmbito do policiamento comunitário, que tem como objetivo garantir um conjunto de ações de patrulhamento e de sensibilização à população mais idosa, com o objetivo de sensibilizar para comportamentos de autoproteção de segurança e reforçar o sentimento de segurança.
Durante a operação, os militares realizaram uma série de ações que privilegiaram o contacto pessoal com as pessoas idosas em situação vulnerável, no sentido de sensibilizarem e alertarem este público-alvo para a adoção de comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes, nomeadamente em situações de violência, de burla e furto.
Na operação Censos Sénior, a GNR realizou 369 ações em sala e 4.859 ações porta a porta, abrangendo um total de 31.210 idosos.
De acordo com os números avançados pela GNR, no País há 42.873 idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, menos 1.241 que em 2023.
No Distrito de Castelo Branco o sinal é contrário, a partir do momento que foram sinalizados 2.240 casos, o que revela um crescimento em comparação com anos anteriores, uma vez que em 2023 eram 1.989, e em 2022 eram 1.840.