Câmara reforça apoio financeiro a várias instituições
A Câmara de Castelo Branco assinou contratos de apoio com várias entidades, “seguindo a política de proximidade com as instituições concelhias levada a cabo pelo atual Executivo, a pensar sempre no bem-estar e na melhoria das condições de vida da população”. Assim, a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Retaxo recebe um apoio financeiro de 14 mil euros, para a realização de pinturas exteriores e interiores na Casa Mortuária, no Salão Paroquial e na Capela de Nossa Senhora da Guia. Para a Câmara,
Por seu lado a Fábrica da Igreja Paroquial de São José Operário, Cansado, conta com um apoio financeiro no valor de oito mil euros, para a organização e realização do II Organum Concentus - Ciclo de Órgão de Castelo Branco, que está a decorrer desde maio do ano passado e termina em abril deste ano. Para a Câmara “a iniciativa coloca Castelo Branco no mapa dos concertos para órgãos de tubos, trazendo à cidade alguns dos melhores organistas do panorama artístico nacional e assumindo-se como uma atividade de relevância cultural e artística”.
Já a Associação de Desenvolvimento e Apoio Social (ADAS) do Ninho do Açor recebe um apoio financeiro no montante de oito mil euros, para cofinanciar a aquisição de um veículo elétrico de mercadorias, destinado ao serviço de apoio domiciliário, adquirido no âmbito de Candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Mobilidade Verde Social - Veículos Elétricos. A autarquia recorda que “se trará de uma instituição que surgiu para dar resposta e assistência a pessoas de estratos sociais mais desfavorecidos e vulneráveis, como idosos, deficientes e crianças, prestando, atualmente, apoio domiciliário a 22 idosos”, sendo que “a aquisição da viatura irá melhorar o serviço de apoio domiciliário, podendo o seu uso ser rentabilizado para a prática de outros serviços e respostas prestadas pela ADAS”.
A ERID - Associação Educar Reabilitar Incluir Diferenças obteve um apoio de seis mil euros, destinados “ao desenvolvimento da sua atividade regular, permitindo obter as melhores e mais personalizadas respostas para crianças com necessidades educativas especiais. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir para a inclusão de pessoas com deficit intelectual ou de desenvolvimento (DID) na comunidade, através de atividades de natureza artística, em torno de um projeto diferenciador. Atualmente, a ERID disponibiliza o Centro de Desenvolvimento Infantil SENTIRES, o Centro de Equitação, apoio individualizado ao desenvolvimento de competências básicas, terapias, como psicomotricidade, hidroterapia, arteterapia e terapia da fala, e campos de férias”.